Cidades

Infraero deve iniciar obra da ponte sobre o Baquirivu no final deste mês

Após duas licitações, ponte que facilita acesso ao Aeroporto terá obras iniciadas

Após duas licitações e mais de um ano e três meses fechada, a ponte sobre o rio Baquirivu deve ter as obras iniciadas no próximo dia 31, segundo garantiu o superintendente da Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antônio Montano.

A informação foi confirmada pela deputada federal Janete Pietá (PT-SP) no início da tarde desta terça-fera em nota enviada à imprensa. "O superintendente me ligou hoje (ontem) pela manhã (ontem), para dizer que as obras serão iniciadas no final do mês, com previsão de término para o final de dezembro".

Há duas semanas, o deputado federal Carlos Roberto (PSDB), como integrante da Comissão de Transportes e Viário, havia encaminhado um requerimento ao ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil, Bittencourt de Oliveira, cobrando uma solução para o caso.

Um dos entraves para o início das obras era a liberação do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para ser iniciada, o que segundo o HOJE apurou, teria sido revolvido. A ponte liga a avenida Jamil João Zarif à Rodovia Hélio Smidt, que dá acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Quando aberta reduzia o percurso em mais de oito quilômetros. Ela é utilizada por moradores da região e trabalhadores do Aeroporto. Segundo a Infraero, a ponte foi fechada por problemas estruturais. Trata-se de um acesso importante para os funcionários do aeroporto de Cumbica e para a população de bairros como o Haroldo Veloso, Jardim São João e Cidade Serôdio.

Com a reabertura da ponte, somente veículos leves serão liberados para tráfego. Porém, não informou a data prevista para início e conclusão das obras. A ponte foi fechada no dia 2 de fevereiro por conta das condições inseguras apontadas por uma vistoria local realizada pela empresa Exame Tecnologia Ltda.