A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) fará audiências públicas ainda neste ano com os moradores do Jardim Novo Portugal que serão desapropriados para a construção da pista de taxiamento do Aeroporto de Guarulhos. Levantamento da Infraero de 2009 cadastrou cerca de 600 famílias na região. O prefeito Sebastião Almeida (PT) afirmou na quarta-feira que a Secretaria Municipal de Habitação busca recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida.
O local para onde as famílias serão transferidas será definido em conjunto com a Prefeitura, afirma a Infraero. A empresa iniciou tratativas para obter financiamento da Caixa Econômica Federal para a remoção.
Segundo a Infraero, as famílias que não estavam na área a ser retirada em 2009 também serão atendidas, porém cada caso será estudado individualmente. O formato das audiências públicas e as demais tratativas com os moradores serão retomadas com a Justiça Federal.
Em 24 de junho, a presidente do Brasil Dilma Rousseff (PT) decretou a desapropriação de área no Jardim Novo Portugal para novas obras do aeroporto. Parte das obras de ampliação e revitalização do sistema de pistas de taxiamento e pátios segue em andamento.