O escândalo de corrupção da Fifa foi o principal destaque do fraco amistoso entre Irlanda e Inglaterra, neste domingo, em Dublin, que terminou empatado em 0 a 0. O jogo, afinal, aconteceu no Aviva Stadium, construído com a ajuda de 5 milhões de euros da Fifa. A verba, descobriu-se essa semana, foi repassada em troca de os irlandeses não processarem a entidade máxima do futebol depois de serem prejudicados nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.
“Sepp Blatter, he paid for your ground” (“Sepp Blatter, ele pagou pelo seu campo”) era a música preferida da torcida inglesa que compareceu ao estádio de Dublin neste domingo. A Fifa diz que emprestou os 5 milhões (de dólares), mas que deu a dívida como quitada porque a Irlanda não se classificou, depois, para a Copa de 2014. Já os irlandeses garantem que os 5 milhões (de euros) foram repassados diretamente.
Sem jogar uma Copa do Mundo desde 2002, a Irlanda sofre para se reerguer. Ocupa o quarto lugar do Grupo D das Eliminatórias da Eurocopa e se prepara para outro clássico, contra a Escócia, sábado que vem, também em Dublin.
Já a Inglaterra, que não perde desde a eliminação na primeira fase da Copa do Mundo do ano passado, conheceu seu segundo empate seguido, depois de sete vitórias em sequência. Jamie Vardy, do Leicester City, de 28 anos, estreou entrando no lugar de Rooney na segunda etapa. No domingo que vem, os ingleses visitam a Eslovênia, pelas Eliminatórias.