Cidades

Inova Guarulhos aproxima empresários no Adamastor

Mais de 100 empresários se reuniram na manhã desta segunda-feira, 26/10, no Centro de Educação Adamastor, no Macedo, para uma inspiradora troca de experiências. A 1ª edição do Inova Guarulhos trouxe palestras de profissionais dos setores de comércio, serviços e indústria que utilizaram iniciativas inovadoras em seus negócios com baixo custo e que, por isso, podem ser repetidas por qualquer pessoa.
 
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, Jorge Taiar, esse tipo de encontro é ainda mais importante em momentos de crise econômica, como o atual. “A troca de experiências entre empresários sempre traz algo de positivo. Quando vivemos uma retração do consumo, então, essas lições bem sucedidas agregam ainda mais valor”, afirmou.
 
A ACE foi uma das realizadoras do Inova Guarulhos, ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Sebrae-SP, o Ciesp e a Asec.
 
“Muitas vezes a solução está dentro da própria empresa. E exige apenas ações práticas, nem tão caras ou trabalhosas como muitos acabam imaginando”, disse Alessandro Paes dos Reis, da SDE, ao explicar a importância de compartilhar as experiências dos convidados.
 
O dentista pediátrico Eduardo Jallas foi um que procurou dentro do próprio consultório uma solução barata para vencer o ‘trauma’ que nove em cada dez pessoas têm dos tratamentos odontológicos. “O medo de dentista vem da infância: o avental branco e o barulho do ‘motorzinho’ são coisas terríveis para os pequenos, que crescem traumatizados”, disse ele, que atende com aventais com motivos infantis e usa um aparelho que disfarça o ‘terrível’ som do motor da ferramenta de trabalho.
 
 
Jallas reforçou, também, a necessidade de se ouvir sugestões. “É preciso ser permeável a novas ideias. No meu caso, sair um pouco da ‘dentistolândia’.” Esta também foi a fórmula usada por Edmundo Mattos, do Boteco Asinha. Mas no caso do dono de um restaurante especializado em tulipas de frango assadas, os ouvidos foram sempre voltados aos clientes. “Nunca, desde 2000, quando abri meu negócio, deixei de ir até as mesas com os garçons para saber se meus clientes estavam satisfeitos”, lembrou. Seu boteco vende três toneladas de asinhas de frango por mês e investe, atualmente, em franchising.
 
O terceiro palestrante foi o jovem Wallace Santim, da MS Tecnologia e Desenvolvimento. Inovador por natureza, seu negócio funciona dentro da Incubadora de Empresas de Guarulhos. “Inovação é a essência da minha empresa. Além de fornecer peças para a indústria automotiva, trabalho com soluções tecnológicas para as necessidades humanas”, disse. Santim é responsável por projetos interessantes, como aparelhos que auxiliem na extração de dentes e uma ferramenta que pode ajudar pessoas com problemas de mobilidade.
 
Apoiaram o Inova Guarulhos o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Sam’s Club, o Senai e o Senac. Os dois últimos apresentaram seus serviços que podem ajudar os empresários que pretendem inovar em seus negócios.
 

Posso ajudar?