Alunos da Escola Estadual Professora Alice Chuery, na Vila São Jorge, ocuparam as dependências da unidade educacional nesta segunda-feira para se manifestarem contra as mudanças que serão feita a partir da reorganização de salas, definida pela Secretária de Educação do Estado de São Paulo. A manifestação aconteceu durante o período de aula.
Apesar da escola não estar na relação das unidades que devem ter suas atividades encerradas e serem disponibilizados para outros projetos educacionais, os alunos ocuparam o pátio e se recusaram a entrar nas salas de aula. A reclamação é de que a escola deve se tornar ciclo único obrigando a transferência de alguns alunos para outra unidade escolar próxima ao local. A Alice Chuery concentrará apenas os alunos do 6º ao 9• ano do Ensino Fundamental. Os estudantes do Ensino Médio, que atualmente é oferecido na unidade, deverão ser transferidos para outra escola na região do Macedo.
Desde setembro, quando foi divulgado o projeto, alunos, pais e professores tem se manifestado contra o projeto.
No ultimo dia 14 de novembro, os responsáveis foram recebidos nas escolas para participar do Dia “E”, onde todas as dúvidas e esclarecimentos foram prestados.
Em todo o estado aproximadamente 30 escolas estaduais estariam ocupadas por manifestantes que pedem para que o projeto seja suspenso. Em Guarulhos nenhuma escola foi ocupada até o fechamento desta matéria.
Na tarde desta terça-feira (17) o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) realizará uma plenária com a participação de pais e alunos, para decidir quais serão os próximos passos.
Em Guarulhos uma nova manifestação deve acontecer no fim da tarde da quarta-feira (18).
O GuarulhosWeb procurou a Secretaria Estadual de Educação para se manifestar sobre esse movimento na Alice Chuery, mas até o momento nenhuma resposta foi enviada.