As inscrições para o Grupiano, primeiro concurso de piano da história de Guarulhos, encerram-se nesta sexta-feira, 03/05. O evento, liderado pelo maestro Emiliano Patarra, pretende reunir jovens talentos de todo o País, incluindo, claro, os residentes na cidade.
"A gente deve um retorno para o município. Então pensamos: 'Para onde podemos crescer? O que podemos fazer mais por Guarulhos? O que não foi feito ainda?'. Dentro deste tipo de trabalho, ocorreu de pensarmos em um concurso de piano. No Brasil quase não há eventos com este viés instrumental", explicou o maestro, que também é regente da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) e diretor do Conservatório de Guarulhos.
Patarra explicou que o Grupiano é aberto a todos que estejam estudando piano e que desejam continuar nesta carreira, surgindo como uma revelação. Apesar da amplitude, o concurso é dividido em algumas especificidades. "Há uma categoria infanto-juvenil dividida em três seções: até dez anos, dos 11 aos 14 anos e dos 15 aos 18 anos. Até porque um jovem de 18 anos tem uma interpretação musical muito diferente de uma criança de 10. É importante termos consciência disto para que todos possam mostrar o seu trabalho de forma justa", argumentou o músico.
"Depois temos uma categoria Guarulhos, que é para o artista da cidade. Achamos que neste primeiro evento é importante valorizarmos o talento local. Quem é o pianista mais maduro do município? Quem é a revelação? Como tivemos, há pouco tempo, o Leandro Isaac, nosso solista. E ainda tem a categoria nacional, com limite de idade de 35 anos. Inclusive, guarulhenses também podem participar nesta categoria", explicou.
No vídeo abaixo, Patarra fala sobre o Grupiano e o cenário musical guarulhense. CONFIRA:
Recado para os jovens guarulhenses que sonham com a música
O maestro Emiliano Patarra afirmou que a forma "mais legal" para um jovem de Guarulhos começar na música é procurar o Conservatório (Rua Abílio Ramos, 122, Macedo). "Ali conseguimos encaminhar melhor as pessoas para o caminho que elas devem seguir. Vale ressaltar que não é necessário ter uma total clareza sobre qual instrumento desejam tocar. Se você tem dúvida, experimenta um e depois muda para outro se não gostar. No Conservatório, temos cursos para quem quer viver profissionalmente da música ou para aqueles que simplesmente gostam. Se elas quiserem aprender, podem nos visitar. Isto é o mais importante", concluiu.
Mais sobre o Grupiano
O Grupiano é o primeiro concurso nacional de piano promovido pela cidade de Guarulhos. A iniciativa, destinada a crianças, jovens e adultos até 35 anos, é a grande novidade na programação da Temporada 2019 da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG).
Para garantir a participação de talentos da cidade e também de artistas de outras regiões, o concurso oferece três categorias: Guarulhos, destinada a artistas residentes na cidade; Infanto-juvenil, destinada a jovens talentos até 18 anos; e Nacional, destinada a artistas até os 35 anos sem limitação de residência.
Para participar, os interessados devem ler com atenção o regulamento disponível no site http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/portal/ e preencher formulário de inscrição conforme a categoria. Para as categorias Guarulhos e Infanto-juvenil haverá pré-seleção a partir de currículo. Já o candidato da categoria Nacional deverá enviar link do YouTube na aba presente no formulário, informando nome completo, nome do compositor e descrição da obra.
As provas serão divididas por ordem alfabética, estabelecida de acordo com o número de candidatos aprovados na pré-seleção. A data será divulgada após o término das inscrições.
O maestro esclareceu ainda que os vencedores do Concurso GruPiano se apresentarão com a Orquestra Jovem no Teatro Adamastor, em concerto de gala no dia 25 de maio, quando os munícipes terão a oportunidade de conhecer de perto os participantes.