Cidades

Inspeções veiculares verificam mais de 1.300 veículos intermunicipais que atendem cidade de Guarulhos

Entre abril de 2021 e abril de 2022, a EMTU realizou 1.321 inspeções veiculares na frota que atende a região de Guarulhos. A ação tem como objetivo promover mais eficiência e segurança aos passageiros do sistema de transporte metropolitano sobre pneus.

Agora, o todo, as inspeções preventivas realizadas pela EMTU nos ônibus e micro-ônibus do sistema regular e de fretamento consideram 938 pontos a serem verificados, mais que o dobro da versão anterior, na qual eram inspecionados 436 itens. Grande parte dos itens já existentes foram destrinchados, com a inserção de detalhamentos e especificações de diagnósticos.

A nova edição do manual, implantada no segundo semestre de 2021, considerou readequar as exigências, melhorar a identificação das falhas, aperfeiçoar descrições dos itens avaliados e tornar a comunicação e as intervenções de manutenção mais assertivas. Alguns dos itens incluídos compreendem exigências atualizadas relacionadas, por exemplo, a extintores de incêndio, ar-condicionado, qualidade dos pneus, dispositivo “anjo da guarda” (inibidor de movimentação com portas abertas), plataformas elevatórias para acessibilidade etc.
Entre os itens verificados nas inspeções periódicas, as equipes avaliam os sistemas de freios e elétricos, suspensão, pneus, carroceria, acessibilidade, emissão de poluentes e outros elementos que conferem a segurança, conservação e o conforto aos passageiros.

Quando são diagnosticadas falhas ligadas diretamente à segurança do passageiro, o ônibus fica retido e impedido de operar. Somente após sanar a irregularidade e mediante uma nova inspeção, o veículo é liberado a circular.

Veículos clandestinos ou com operação não autorizada não cumprem normas de segurança e nem passam por inspeções obrigatórias, além de operar de forma precária e em concorrência ruinosa, já que não atendem a requisitos da legislação.

Posso ajudar?