Cidades

Instalação excessiva de semáforos é temida por motoristas da cidade

Em agosto, segundo a STT, já foram instalados 19 semáforos e agora a previsão é de mais 24 a serem instalados na cidade

Os motoristas guarulhenses apontam que a instalação de semáforos na cidade pode vir a ser excessiva e contribuir para congestionamentos. De acordo com divulgações da Prefeitura, até o final deste mês o município terá 24 novos semáforos.

Na opinião da transportadora escolar, Ana Maria Ornellas, 39 anos, os equipamentos podem não ser positivos. "A cidade já tem muitos faróis. Dependendo da localização das próximas instalações a fluidez do trânsito pode ser prejudicada", disse. O pedreiro Expedito Pereira da Silva, 53, reforça o comentário de Ana ao afirmar, "será muito pior para Guarulhos, pois as filas de carros nas vias aumentarão".

Conforme a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (STT), até o mês de agosto já haviam sido instalados 19 semáforos. A previsão de mais cinco equipamentos neste mês, totalizando 24, supera em 50% os 12 instalados em 2009. Dentre os faróis, segundo o Departamento de Trânsito, órgão vinculado à STT e responsável pela implantação e manutenção dos semáforos, a cidade conta com cinco aparelhos com contador regressivo. Trata-se de um dispositivo que mede o tempo de abertura e fechamento do sinal para carros e pedestres.

Cronômetro – Em nota, o secretário de Transportes e Trânsito José Evaldo Gonçalo disse que "esse tipo de equipamento auxilia bastante os pedestres, que conseguem saber o tempo exato para atravessar a via pública. Os motoristas também se beneficiam, já que o equipamento facilita a fluidez da circulação dos carros". Esses semáforos estão na rua Sete de Setembro, no trecho de encontro com as ruas Capitão Gabriel e João Gonçalves; e nas avenida Tiradentes, no cruzamento com a Paulo Faccini; e Monteiro Lobato, trecho de encontro com as ruas Francisco de Paula Santana e Lídio de Paula Santana.

Até o fechamento desta edição, a Pasta não informou qual o valor de investimento e se houve contratação de prestadora de serviços para as instalação.

Transtornos – Os motoristas que circulam na avenida Brigadeiro Faria Lima, no ponto de cruzamento com a rua Maria Antonieta, no Cocaia, reclamam que um novo farol tem causado transtornos. "Para os pedestres foi bom. Para os motoristas, porém, foi péssimo, pois forma muito trânsito", conta a professora Grace Ramos, 33. A dona de casa Thais Nunes, 24, diz que o trecho passou a ter maiores congestionamentos após o farol.

Posso ajudar?