O embate sobre o uso de software livre – e a importância dessa aplicação tanto para usuários comuns quanto para empresas – ganha ainda mais fôlego neste final de semana. No dia 16 de abril, sábado, acontece a 11ª edição do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (Flisol).
Em Guarulhos, o maior evento de divulgação do software livre da América Latina acontecerá no Campus do Instituto Federal (Av. Salgado Filho, 3501, na Vila Rio de Janeiro), das 9h às 17h, e terá como principal atração um hackathon (uma espécie de maratona de programação) para desenvolvimento de soluções de combate ao mosquito Aedes Aegypt – o transmissor do vírus da zika. O vencedor da “maratona” será premiado com um tablet doado pelo Colégio e Faculdade Progresso. Além disso, haverá distribuição de livros, mídias e outros brindes.
Como já aconteceu em outras edições, o Festival deve reunir, entre outros, estudantes, professores, empresários, trabalhadores, servidores públicos, entusiastas de programas com código aberto e de uso livre e até mesmo pessoas que não possuem muito conhecimento em informática.
Nele, o participante poderá se informar sobre as questões que envolvem o software livre, a filosofia por detrás do uso desses programas, abrangência, avanços, o estágio de desenvolvimento desses aplicativos, seu alcance e popularização.
Durante o evento, especialistas, ativistas e voluntários farão palestras e oficinas, com instalação de softwares e também aplicativos livres para o sistema Windows, além do uso de outras mídias. Para os interessados nas oficinas de instalação desses programas – de forma legal e gratuita – é necessário que o interessado leve sua máquina.
Guarux
A Prefeitura de Guarulhos desenvolveu e utiliza em vários departamentos o Guarux, um software livre, baseado no Linux, desenvolvido pelo Departamento de Internet e Telecomunicações (DIT) da Secretaria de Governo. Entre os usuários internos do programa estão a Rede de Telecidadanias, a Rede Fácil e os laboratórios escolares. Também dispõem do programa de código-fonte aberto as secretarias de Meio Ambiente (Sema), Transportes e Trânsito (STT), Finanças e Cultura.
O Guarux já foi reconhecido com os prêmios “A Rede” na categoria Acessibilidade e “Mário Covas” na categoria Excelência em Gasto Público, pelo governo do estado de São Paulo. O programa, que ganhou projeção, é utilizado também nas cidades de Osasco, Matão, Corumbá (MS), Diadema, Santos, entre outras, e também no estado de Alagoas no DigitAlagoas.
O sistema operacional livre é mantido por uma equipe do DIT e disponibilizado para toda a administração pública de Guarulhos. Também fica à disposição do interessado – seja cidadão ou prefeituras – no Portal do Software Público Brasileiro.
Mudança
Tradicionalmente, o Flisol ocorre de forma simultânea em várias cidades da América Latina, desde o norte do México (Torreón) até o extremo sul da Argentina (Ushuaia – Tierra del Fuego). O evento conta ainda com a participação de Oviedo, uma cidade ao norte da Espanha, na Europa. Desde que iniciou, em 2005, a data oficial do evento é o sábado da 4ª semana de abril.
Neste ano, porém, o Brasil antecipou em uma semana o Festival. Motivo? O feriado de Tiradentes (21 de abril) cai numa quinta-feira. A coincidência entre o feriado prolongado e a tradicional data do Flisol poderia prejudicar a participação de interessados no evento. Nos outros 19 países participantes a data costumeira do evento está mantida.
Participações
O Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre é um evento apoiado pela Prefeitura de Guarulhos, através do Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT), da Secretaria de Governo; Departamento de Planejamento e Informática na Educação (DPIE), da Secretaria de Educação, Núcleo para Assuntos de Ciência e Tecnologia (NACT) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Flisol conta ainda com as parcerias do Instituto Federal e Colégio e Faculdade Progresso, entre outros colaboradores e parceiros públicos e privados.
O alvo do Festival é, sobretudo, jovens do ensino médio, técnico e de graduação. Mas interessa também a qualquer pessoa que queira conhecer e utilizar plataformas, sistemas, aplicativos não proprietários, seja para uso pessoal, acadêmico ou para gerar renda.
O participante poderá, caso queira, receber a instalação do sistema operacional Linux (um dos softwares livres mais populares) de forma legal e inteiramente grátis. Também haverá a distribuição de DVDs com o sistema operacional Guarux Educacional, desenvolvido pelo Departamento de Internet e Telecomunicações da Prefeitura, para interessados em instalar e compartilhar depois.
Participam da 11ª edição do Flisol os seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela.



