Política

Instituto que dá PT em 1º em Guarulhos é suspeito de manipular pesquisas

Badra está impedido de divulgar números de pesquisa na Capital, acusado de favorecimento

O Badra, instituto de pesquisas que divulgou nesta quarta-feira, 11/11, mais um levantamento sobre a corrida eleitoral em Guarulhos, apontando o candidato do PT, Elói Pietá, em primeiro lugar, está sob suspeita de manipulação de dados em pesquisa eleitoral que favorece Márcio França (PSB), que concorre à Prefeitura de São Paulo.

Segundo aponta o portal UOL, três liminares (decisões provisórias) foram concedidas pela Justiça Eleitoral de São Paulo, depois que denúncias de favorecimento a França foram protocoladas. O Badra está proibido de divulgar os números da pesquisa.

Em Guarulhos, o Badra já registrou três pesquisas, mas só divulgou duas. Em ambas, os números divulgados diferem bastante de levantamentos realizados por outros institutos. Em outubro, quando Real Time e Ibope apontavam números que colocavam o atual prefeito e o PT isolados na liderança, com até mais de 20 pontos de vantagem para a terceira colocada, a tucana Francislene Correa, o instituto sob suspeita a colocava próxima à segunda posição.

Desta vez, o Badra coloca Pietá com 28,3%, Guti com 23,9% e Fran com 15,1%. Adriana Afonso (PL) aparece em quarto com 1,3%, seguida de Rodrigo Tavares (PRTB) com 1,2% e Wagner Freitas (PTB) com 1,1%. Jovino Cândido (PV) tem 0,6%, mesmo número de Eduardo Barreto (PROS), Simone Carleto (PSOL) vem com 0,4%, Auriel Brito (PCdoB) com 0,3% e Sandra Santos (PDT) com 0,3%. 15% responderam que não votarão em nenhum candidato e 11,9% ainda não sabem em quem votar.

A pesquisa foi realizada nos dias 3 e 4 de novembro e ouviu 1.500 pessoas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e ela está registrada no TSE sob o nº SP-08464/2020.

Posso ajudar?