A intenção de compra do consumidor passou de 40% no segundo trimestre para 38,6% no terceiro trimestre de 2017, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar).
Apesar da redução, a intenção de gastos no período subiu em categorias como a linha branca, que passou de R$ 1.607 para R$ 1.803 (alta de 12,2%), e móveis, que foi de R$ 1.566 para 1.756 (+12,1%).
Quando comparada a intenção de gastos entre os dois trimestres, também houve aumento em viagem e turismo, que passou de R$ 1.444,00 para R$ 3.116,00 (variação de 115,8%); material de construção, que foi de R$ 5.571,00 para R$ 6.427,00 (15,4%); e vestuário e calçados, que subiu de R$ 304,00 para R$ 339,00 (11,4%).
De acordo com a pesquisa, as cinco categorias mais citadas pelos entrevistados com intenção de compra entre julho e setembro foram vestuário e calçados (19%), viagens e turismo (9%), material de construção (8%), linha branca (7%) e móveis (7%).
Do orçamento familiar mensal, os consumidores aumentaram a intenção de gastos em quatro categorias no período: alimentação passou de 19% para 23%, transporte foi de 6% para 7%, saúde e cuidados pessoais passou de 3% para 4% e vestuário foi de 2% para 3%. Houve diminuição com os gastos em educação (de 26% para 24%) e crediário (de 22% para 21%).
No que diz respeito à intenção de uso do crediário, o porcentual passou de 72% para 70,7%. A expectativa de variação do desemprego diminuiu, passando de 5,1% no segundo trimestre de 2017 para 4,1% no terceiro trimestre de 2017.
Internet
A intenção de compra pela internet passou para 83,7% no terceiro trimestre. De acordo com Pedro Guasti, CEO da Ebit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, “o agravamento da crise política ocorrida em junho impactou negativamente a confiança dos consumidores virtuais, fazendo com que a intenção de compras voltasse ao patamar do 1º trimestre de 2017 após melhora ocorrida no 2º trimestre.
“Mesmo assim acreditamos que o crescimento nas vendas este ano volte ao patamar de 2 dígitos após crescimento de 7% em 2016.”, disse.
Por categoria, a intenção de compra pela internet ficou em 22% em eletrônicos, 20% em eletrodomésticos, 17% em informática, 15% em cosméticos e perfumaria e 14% em moda e acessórios.