Após reportagem publicada nesta terça-feira pelo GuarulhosWeb, relatando as dificuldades de uma moradora do Bela Vista em ser atendida na UBS (Unidade Básica de Saúde) Cidade Martins, diversos internautas apontaram situações parecidas que ocorrem em outas unidades mantidas pela Prefeitura de Guarulhos.
Entre os casos apontados estão falta de médicos, em diversas especialidades, equipamentos para a produção de exames e até mesmo a falha nos processos tecnológicos. A ausência de acesso a internet nas UBSs, o que impede a marcação de exames e consultas, parece comum em diferentes unidades.
"A UBS Nova Cidade está sem sistema (Internet) e não se consegue agendar nada. E para ajudar não tem médico suficiente para atender toda a população cadastrada e a cadastrar!", disse a Marilda Oliveira Santos, na página do GuarulhosWeb no Facebook. Já a moradora da região do Jardim Jovaia, Ana Paulo Farro, reforçou o desabafo de Marilda e afirmou estar ocorrendo o mesmo na UBS do bairro.
Silvia Morena revelou que ficou cerca de 30 dias para conseguir marcar sua consulta, sem revelar qual era a especialidade, na UBS do Jardim Paulista, por problemas no sistema tecnológico. "A UBS, daqui, do Jardim Paulista ficou 1 mês sem sistema para marcação de consultas com encaminhamento", explicou.
Já Adriana Souza, que buscou atendimento na unidade Cambará, também ressaltou que os problemas no sistema de tecnologia estão impedindo que ela possa fazer um determinado exame para detectar um possível problema de câncer na região pélvica. Ela informou, por meio de seu perfil na rede social, que a justificativa dos gestores daquela UBS está voltado para problemas na rede de sistema da unidade.
"(Na) UBS Cambará não tem marcação de consultas, marcação de exames e nem acompanhamentos das solicitações simplesmente por não ter acesso ao sistema há 2 dias…alegam problema na rede! E daí a pessoa que precisa realizar uma tomografia urgente por suspeitas de Tumoração pélvica fica como?", criticou.
Miguel Mascarenhas também ratificou a posição de Adriana e apontou o mesmo incidente e descaso que acontece na Unidade Básica de Saúde localizada no bairro dos Morros. "Nem (a) UBS MORROS não tem agenda pra ginecologista, clónico, nada", escreveu.