Moradores do Jardim Guilhermino, região do Pimentas, reclamam de uma invasão que teve início no dia 19 de dezembro em um conjunto habitacional do projeto Minha Casa, Minha Vida, de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Segundo testemunhas, os invasores têm causando problemas e até ameaçam pessoas de prédios vizinhos.
Um morador de um condomínio vizinho, que não quis se identificar, relatou o que viveram os moradores durante a primeira invasão que aconteceu no dia 19 de novembro. “A polícia foi chamada para retirar os ocupantes que fugiram se abrigando nas dependências do prédio em que eu moro, o que causou pânico entre os condôminos”, explicou.
Ainda segundo o morador, depois da saída da polícia outras invasões têm acontecido. “No local invadido há porteiros e seguranças que são ameaçados constantemente. Além disso, os ocupantes passaram a ofender nossas crianças e mulheres, a situação está ficando insustentável”, contou.
A Prefeitura de Guarulhos admitiu ter ciência do problema, mas – por se tratar de um empreendimento de responsabilidade da Caixa Econômica Federal – apenas alertou a empresa sobre o problema.
Já a Caixa esclareceu que o Residencial Vila Pimentas II está com cronograma de obra adiantado em 99,53%. E já acionou a Justiça para pedir a reintegração de posse das unidades invadidas. A liminar já teria sido deferida pela Justiça Federal.
Para finalizar a empresa ressaltou que a seleção das famílias beneficiadas é de responsabilidade e competência exclusiva dos entes públicos (estados, municípios e DF), conforme Portaria 595 do Ministério das Cidades que regula o programa.
Denúncias sobre invasões em conjuntos habitacionais de interesse social, em construção ou finalizados, podem ser feitas à Secretaria de Habitação pelo telefone 2088-5600 ou diretamente à Caixa Econômica Federal.