O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, rejeitou nesta terça-feira explicações da Rússia se qualquer invasão no espaço aéreo turco foi acidental ou incidental.
Stoltenberg disse que o fato é que houve duas invasões aéreas na Turquia, uma no sábado e outra no domingo. Outras fontes de inteligência disseram que os russos sobrevoaram o espaço aéreo turco deliberadamente.
“Esta invasão não foi acidental, pois tivemos duas violações do espaço aéreo turco no fim de semana”, disse Stoltenberg, em uma entrevista coletiva nesta terça-feira.
Após a coletiva de imprensa, o embaixador da Rússia para a Otan disse que os “esclarecimentos russos foram ignorados” pela aliança.
Na noite de segunda-feira, autoridades de Defesa da Rússia disseram em um comunicado que, devido a condições meteorológicas adversas, um dos seus aviões, o Su-30, cruzou o espaço aéreo turco por apenas alguns segundos, no sábado. Na declaração, os russos disseram que qualquer incidente no domingo não envolvia aviões da força aérea russa.
Na segunda-feira, Stoltenberg convocou uma reunião de emergência de embaixadores na Otan para discutir a invasão. Após a reunião, as autoridades da aliança disseram que os embaixadores discutiram como aviões russos haviam bloqueado seu radar em aviões turcos. Stoltenberg não quis comentar o assunto.
Nesta terça-feira, Stoltenberg pediu à Rússia para reforçar as suas comunicações e transparência de suas ações na Síria. Fonte: Associated Press.