Cidades

IPTU: Líder da Oposição critica omissão de entidades e sindicatos

O vereador Geraldo Celestino (PSDB), líder da Oposição na Câmara Municipal, criticou duramente entidades representativas como o Ciesp, que se omitiram ou ficaram ao lado da Prefeitura durante a discussão do reajuste do IPTU na Câmara Municipal

Em nota, Celestino lembrou que a Oposição votou contrariamente ao reajuste do IPTU em dezembro, além de alertar que o projeto de lei enviado pelo prefeito Sebastião Almeida (PT) iria prejudicar a população. "Votamos contrários ao Projeto de Aumento do IPTU. Infelizmente fomos minoria. A maioria dos vereadores, ligados ao prefeito, aprovaram o projeto de aumento no afogadilho e deu nisso aí. Toda a população reclamando. Todos estão recebendo seu carnê e é aquele susto. Aumento de 100%, 200%, 300%, 400%, 500% e até 600%. Temos informações que as dependências do Fácil estão lotadas. Contribuintes reclamando, manifestações de protesto. Todos reclamando."

Celestino diz que a Oposição, na ocasião cumpriu seu papel alertando a população, mas a sociedade organizada ficou do lado da Prefeitura. "A única entidade que se manifestou foi a ACE – Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos. A OAB apareceu timidamente. O Ciesp nem se preocupou. Aliás, se preocupou sim, mas com a nomeação de seu diretor, Luiz Teodoro, como Secretário de Desenvolvimento Econômico, cargo do primeiro escalão do prefeito Sebastião Almeida".

O vereador também atacou os sindicatos: "a maioria falou Amém. O maior sindicato da cidade, o dos Metalúrgicos, historicamente ligado ao PT também está no primeiro escalão do governo municipal. Sobrou para nós, pobres mortais, que por enquanto somos cinco vereadores de oposição contra 29 da situação".

Celestino elogiou a postura do presidente da ACE, Jorge Taiar, e do ex-presidente Wilson Lourenço. "Eles fazem parte de entidade séria que ainda luta em defesa da população. População esta, que foi enganada nas eleições por um partido que não tem Plano de Governo, mas sim Plano de Poder. Se nós não nos organizarmos o PT vai se perpetuar no Poder, um risco para a democracia", finalizou.

Posso ajudar?