Dos cerca de 268 mil contribuintes pagantes do IPTU 2013, até a última quinta-feira (31), 76,5% já tinham quitado o tributo em cota única (com desconto de 10%) ou pago a primeira parcela. Segundo o balanço divulgado pela Prefeitura de Guarulhos nesta segunda-feira (4), 14% deles tiveram redução no valor do IPTU, 12% não sofreram alteração e 50,5% tiveram reajuste de no máximo 50%. O número de imóveis cadastrados no município é 373 mil, sendo que 94,2 mil (25,25%) têm isenção total no pagamento e mais de 43% são parcialmente isentos.
As oito unidades do Fácil-Central de Atendimento ao Cidadão e o Fácil Móvel realizaram 112.960 atendimentos relacionados ao IPTU durante o mês de janeiro, sendo que somente 10.551 foram solicitações de revisão, o que equivale a 9,34% dos pedidos. A procura pela revisão é bem menor que os 36 mil pedidos solicitados em 2002, quando da implantação do IPTU progressivo na cidade.
O GuarulhosWeb questionou, nesta manhã, a Prefeitura sobre o total arrecadado até agora e como as pessoas descontentes podem ainda recorrer, entre outras perguntas que até o momento não foram respondidas pela administração.
Voltando a minimizar os aumentos que atingiram boa parte da população, a Prefeitura reitera que que o IPTU de parte dos imóveis aumentou em razão da revisão da Planta Genérica de Valores com a atualização dos valores do metro quadrado, que não era feita há 13 anos. Além disso, houve ainda o recadastramento imobiliário das edificações da cidade que não acontecia há 18 anos. O pedido de revisão do valor do tributo pode ser feito a qualquer momento junto às nove unidades do Fácil e, se deferido favoravelmente ao contribuinte, será emitido um novo carnê com parcelamento em até 24 vezes.