Forças iraquianas recapturaram uma ponte estratégica que estava sob o controle do grupo extremista Estado Islâmico na província de Anbar, no oeste do país, afirmaram hoje autoridades do país.
De acordo com o coronel Mahdi Abbas, o exército recapturou a ponte de Al-Houz, no rio Eufraes, após intenso combate com militantes do Estado Islâmico. A ponte fica próxima a cidade de Ramadi, há 110 quilômetros de Bagdá.
O controle da ponte é importante porque é por ela que os extremistas alimentavam suas hostes em Ramadi com suprimentos, disse Abbas.
A situação da maior cidade da província de Anbar piorou bastante após o grupo extremista capturar três cidades nos arredores, forçando muitas pessoas a fugir de suas casas.
Nos últimos dias, entretanto, as forças iraquianas tem conseguido empurrar os rebeldes para áreas isoladas da cidade.
Hoje, o clérigo mais reverenciado do país, Aiatolá Ali Al-Sistani, clamou as autoridades e políticos a deixar de lado suas diferenças para responder aos desafios políticos, econômicos e de segurança do país.
“É importante que os irmãos (políticos) trabalhem para a solução desses graves problemas”, disse um representante do clérigo durante o sermão de sexta-feira na cidade sagrada de Karbala.
Muitos iraquianos culpam as diferenças entre as classes políticas pelos problemas do país, inclusive as derrotas humilhantes dos militares para os rebeldes sunitas. Fonte: Associated Press.