O Iraque deve levar, no mínimo, de três a cinco anos para se livrar do Estado Islâmico, disse nesta terça-feira o porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, John Kirby, em entrevista à emissora de televisão a cabo norte-americana MSNBC, um dia depois de o presidente Barack Obama ter reconhecido que os EUA ainda não têm uma “estratégia completa” para ajudar os iraquianos a combater o grupo de extremistas.
Kirby, que é um militar aposentado da marinha norte-americana, foi questionado sobre se a atual estratégia tem funcionado e respondeu que “talvez o caminho que está sendo tomado esteja precisando de uma pequena mudança”.
O alto funcionário afirmou ainda que os EUA e seus aliados podem “apostar todas as suas fichas” nessa questão, mas ponderou que o problema tem sido encarado apenas do ponto de vista militar. “Ainda será preciso de três a cinco anos para superá-lo, não vai acontecer da noite para o dia”, acrescentou. Kirby declarou também que os esforços no conflito “têm que ser prioridade para o Iraque”. Fonte: Associated Press.