Os vencimentos para optar por parcela única com desconto de 10% ou para pagar a primeira parcela já começam em janeiro, diferente da Capital. Em São Paulo, o IPTU será cobrado somente em fevereiro.
Para ter acesso à consulta, o contribuinte deve acessar o endereço https://fazenda.guarulhos.sp.gov.br/ e clica no ícone 2ª Via de Tributos. Em seguida, deverá inserir o número da Inscrição Imobiliária de seu imóvel para ter acesso aos valores e datas de vencimento.
Há certa apreensão de muitos moradores em relação ao aumento que deverá incidir no imposto, congelado há nove anos, devido à atualização da Planta Genérica de Valores, promovida pelo governo do prefeito Lucas Sanches (PL).
Ao longo de 2024, milhares de contribuintes receberam correspondências dando conta que seus imóveis, a partir de um levantamento aerofotogramétrico realizado pela Prefeitura, iriam ter seu IPTU aumentado, devido à atualização da PGV. A dúvida é sobre qual aumento será aplicado. Em 2012, quando houve o último aumento relacionado às plantas dos imóveis, muitos contribuintes tiveram até mais de 2.000% de reajuste no IPTU, ainda durante a gestão do ex-prefeito Sebastião Almeida, então no PT, hoje no Solidariedade.
Outra novidade no IPTU deste ano é o fim da isenção para aposentados que ganham entre dois e cinco salários mínimos, conforme projeto de lei de Lucas Sanches aprovado pela Câmara Municipal ainda em dezembro. Desta forma, a partir deste ano, o desconto integral vai incidir apenas em quem ganha até dois salários mínios. Entre dois e cinco, as isenções serão escalonadas e seguirão vários critérios para ser concedida.


