Artigos

Já estamos em campanha?


No próximo mês de julho estará autorizado o período das campanhas eleitorais. Mais de 800 mil eleitores em Guarulhos irão decidir o futuro da nossa cidade. A vontade da maioria sairá das urnas e os novos governantes terão a oportunidade de servir à população deixando sua marca na história da cidade.


 


Nas ruas, como vimos neste último final de semana, os pré-candidatos aproveitaram para colocar as faixas em homenagem ao Dia das Mães. No trânsito já se vê em muitos carros, adesivos subliminares destacando nomes de possíveis candidatos. Já é o clima da campanha eleitoral que se inicia!


 


A descrença na política e seus políticos, a falta de qualidade dos candidatos e o desinteresse do eleitor, dificultam a escolha. Infelizmente mais uma vez escolheremos sem ver muitas mudanças das regras eleitorais. Em que pese a aprovação da ficha limpa, não tivemos a reforma política que poderia moralizar nosso sistema de escolha, implantando o voto distrital misto, diminuindo a quantidade de partidos políticos.


 


Ao contrário, mais um partido de porte entrou na cena política nacional, recolhendo membros de diversas outras agremiações, o que infelizmente não garante uma melhor qualidade de nossos representantes. Uma boa reforma política poderia implementar o voto distrital misto, a limitação da quantidade de políticos, diminuindo os custos dos parlamentos, a implementação do financiamento público das campanhas e o fim da reeleição.


 


Como muitos candidatos já estão se movimentando, cabe sempre ao eleitor a difícil tarefa de escolher. Uma boa análise das propostas e do passado dos candidatos é o melhor caminho para que nossos representantes sejam cadê vez melhores. Nada adianta votar em amigos, vizinhos ou conhecidos que nenhuma experiência ou vocação tem para exercer cargos públicos! Estes são os que muitas vezes se elegem não para servir à população, mas para se servirem do poder público, se submetendo a vontade do prefeito e deixando de exercer a principal função que é a de fiscalizar e exigir uma boa gestão.


 


Guarulhos vai continuar crescendo nos próximos anos, independentemente da classe política. Porém, se tivermos bons prefeitos e bons vereadores, teremos a chance de avançar muito mais rápido e nos tornarmos uma das melhores cidades do Brasil. Nossos eleitores precisam refletir sobre qual futuro desejam para Guarulhos.


 


Wilson Lourenço


Vice-presidente da RA-3 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)


[email protected]

Posso ajudar?