A Polícia Federal (PF) prendeu 80 acusados por tráfico internacional nesta segunda-feira, 4, na Operação Brabo. O balanço, divulgado no final da manhã, é parcial. O número de prisioneiros pode aumentar porque a Justiça decretou a custódia de 127 suspeitos de envio de cocaína para a Europa – principalmente para a Bélgica – via porto de Santos (SP). Em um endereço onde a PF fez buscas foram apreendidos quase R$ 150 mil em dinheiro vivo. Foram recolhidos, ainda, carros de luxo.
A Operação Brabo – nome de um dos destinos da droga, o porto belga de Antuérpia – cerca o tráfico internacional de cocaína que utilizava a cidade de São Paulo como entreposto e o porto de Santos como principal local de saída da droga. A PF informa que o grupo foi responsável por traficar mais de seis toneladas de cocaína pura para a Europa durante o período da investigação.
Foram mobilizados 820 policiais federais para cumprimento de 190 mandados de busca e apreensão, 120 de prisão preventiva e sete de prisão temporária nos estados de São Paulo, Minas, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal, todos expedidos pela Justiça Federal de São Paulo.