No mundo dos subcompactos, o Brasil não decola. São poucas opções de modelos no país, todos trazidos de fora. Nenhum fabricante por aqui se arrisca em produzir carros bem pequenos, que são ótimas opções para o pesado trânsito urbano. Desta forma, resta buscar alternativas importadas. Neste sentido, a chinesa Jac conta com um produto bastante competitivo, tanto em preço como em performance.
O J2, oferecido desde o final do ano passado com motor Jet Flex 1.4 16V VVT, que produz 113 cv com etanol e 110 cv com gasolina – são 5 cv a mais no álcool com relação à versão anterior. Ou seja, apesar de compacto, passa longe dos modelos com motor 1.0, que oferecem um desempenho bem mais acanhado. E o preço dele – R$ 37.990,00 – não é muito mais alto do que os concorrentes nacionais, que são maiores, mas que contam com motorização menor. E – como uma marca da Jac – ele vem completinho.
O GuarulhosWeb avaliou um J2 Jet Flex durante uma semana, basicamente em circuito urbano, seu habitat natural. Ele é rápido, ideal para quem quer bastante agilidade para se safar do trânsito, a partir de decisões imediatas, para trocar de faixas e buscar acelerações precisas. É do tipo “nervosinho”. Pisou, respondeu. Como tem dimensões reduzidas – 3,53 m de comprimento, 1,64 m de largura e 1,47 m de altura, com apenas 915 kg, – o trabalho torna-se ainda mais facilitado. Números divulgados pela JAC apontam que o pequeno acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e ultrapassa os 190 km/h.
Talvez o maior inconveniente do J3, quando abastecido com etanol, é sua autonomia. Por ter um tanque pequeno – 35 litros apenas -, fazendo média na cidade entre os 7 km/l e 8 km/l, precisa ser abastecido a cada 200 quilômetros.
Jeito esportivo marca o visual
Nesta versão JetFlex, ganhou algumas poucas mudanças no visual, como o para-choque traseiro redesenhado e iluminação do painel branca no lugar da azul de seu antecessor. Para dar um ar mais esportivo, vem também com faixas decorativas sobre o capô, que o deixam com uma carinha mais de esportivo.
Por dentro, prevalece a característica de subcompacto, porém com a sensação – pelo menos para os dois que vão nos bancos dianteiros – de que o espaço é maior do que realmente ele é. Tudo muito na mão. No lugar do porta-luvas, um porta objetos aberto, botões de acionamento dos vidros estão no painel central, a coluna de direção salta do painel de instrumentos. A visibilidade do painel melhorou com a nova iluminação branca.
Também oferece de série ar condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, CD Player com USB e sensor de estacionamento.
O que vem no Pack 1, por R$ 37.990,00
Vidros elétricos dianteiros
Retrovisores elétricos
Volante com regulagem de altura
Direção elétrica
Ar-condicionado (eletrônico)
Abertura interna do porta malas
Kit preparação para som
O que vem a mais no Pack 2, por R$ 39.990,00
Rodas em liga de alumínio 14"
Película com proteção solar
Chave com destravamento remoto das portas
Sensor de estacionamento traseiro
Vidros elétricos Traseiros~
Faróis de neblina (dianteira e Traseiro)
CD MP3 player com entrada USB
O que vem a mais no Pack 3, por R$ 41.990,00
Rodas personalizadas
Película anti vandalismo com controle solar
Adesivos personalizados
Bancos em couro