Seguindo sua política de oferecer modelos completos mas com um preço abaixo de seus concorrentes diretos, a chinesa JAC Motors traz para o Brasil o J5, um sedã médio bem interessante e com design atraente, que foi avaliado pelo Guarulhos Hoje durante uma semana. Neste período, na cidade e estrada, mais de 500 quilômetros rodados e uma boa impressão. Trata-se de uma ótima opção de compra, já que custa R$ 49.900, valor cobrado por modelos menores da concorrência.
O motor 1.5 1.5 VVT 16V a gasolina oferece apenas 125 cavalos de potência, deixando um pouco a desejar em condições mais extremas e com o carro cheio. Porém, na maior parte da avaliação, comporta-se bem, demonstrando alguma agilidade para o trânsito urbano e avançando sem grandes inconvenientes nas estradas. Apenas em subidas mais íngremes ou em retomadas, pede um pouco mais a redução de marchas.
O câmbio mecânico de cinco velocidades é macio e engata com facilidade, aguentando inclusive numa quinta marcha mesmo quando a velocidade cai bastante. A retomada é tranquila, sem sofrimentos. O resultado se traduz no consumo de combustível, que fica acima dos 10 km/l em média.
Apesar de ser um modelo vendido como completo e que oferece diversos equipamentos de série bem interessantes, como airbag duplo, ABS, ar condicionado digital, virdos elétricos nas quatro portas, comandos elétricos dos retrovisores, entre outros, a JAC peca em detalhes que fazem a diferença. Não há computador de bordo, por exemplo, um item já presente em modelos bem abaixo do J5. Pior, nem um odômetro parcial, coisa básica, é oferecido ao motorista. O acabamento não é um primor. Mantém um padrão chinês. O modelo avaliado, com bancos de couro (que são um dos poucos itens opcionais), tem uma sensação de conforto maior.
Melhor do J5 é o design externo
Se muita gente torceu o nariz para os primeiros modelos da JAC oferecidos no Brasil, os J3, com o J5 a coisa já é diferente. O design externo do sedã médio chinês é o maior atrativo. Linhas limpas, que lembram carros de ponta outros fabricantes, garantem um visual agradável, que passa a impressão de um automóvel moderno.
O desenho, de autoria do Centro de Design da JAC Motors em Turim, Itália, em conjunto com o Estúdio Pininfarina, tem faróis inspirados nas históricas máscaras chinesas, dando ao modelo uma forte personalidade estética. O sedã se destaca também pela visibilidade interna.
Apesar de ser classificado como sedã médio, as dimensões do J5 são dignas de um modelo maior. Possui 4,59 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 2,71 de entre-eixos, números a serem respeitados.
Itens de comodidade
-
Vidros elétricos dianteiros e traseiros
-
Desembaçador traseiro
-
Lanternas de neblina (traseira)
-
Retrovisor interno antiofuscante
-
Brake light
-
Lâmpadas halógenas
-
Luzes de leitura
-
Retrovisores elétricos com repetidor de direção
-
Alças de segurança dianteiras e traseiras
-
Parassol iluminado com espelho de cortesia
-
Acendedor de cigarros
-
Faróis com regulagem elétrica de altura
-
Faróis de neblina (dianteira)
-
Retrovisores elétricos
-
Direção hidráulica
-
Volante com regulagem de altura
-
Ar-condicionado digital
-
CD MP3 player com entrada USB
-
Abertura interna da tampa do tanque de combustível
-
Seis alto-falantes
-
Chave com destravamento remoto das portas
-
Travamento central das portas
-
Alarme anti-furto
-
Travamento automático das portas à 15 km/h
-
Sensor de Estacionamento traseiro
-
Itens de Segurança
-
Airbag duplo
-
Portas com barras de proteção lateral
-
Cintos traseiros laterais de 3 pontos
-
Cintos dianteiros com pré-tensionador