Em meio a essa tendência de SUVs surgirem de todos os lados e nos mais diferentes tamanhos, a JAC Motors acertou em cheio ao trazer o T40 para o Brasil. Longe de ser aqueles grandalhões, que são imponentes e fortes, mas que não vão tão bem assim no trânsito urbano, ele consegue apresentar-se compacto por fora, porém com espaço de sobra para cinco ocupantes e uma boa carga de bagagens. Fora que o desempenho – inclui aí a força do bom mortor 1.5 e economia – agrada e muito. O GuarulhosWeb avaliou um modelo completo durante 10 dias.
Como já se tornou praxe nos modelos da JAC, ele traz de série um considerável número de equipamentos, que deixam o T40 quase imbatível em custo/benefício atraente. O design também agrada bastante. Segundo o fabricante, desenhado na Itália, procurou atender ao gosto específico do consumidor brasileiro, apresentando diversos detalhes de acabamento que denotam uma classe superior. O modelo inclui diversos apliques cromados, com destaque para a grade frontal (traz a nova logotipia da marca), moldura lateral na base da área envidraçada e os filetes no para-choque traseiro.
O motor 1.5 oferece 127 cavalos de potência, o suficiente para ele se dar muito bem tanto na cidade com na estrada. No trânsito urbano, com o câmbio manual de cinco marchas (a versão com transmissão automática chega no ano que vem), o T40 é esperto, respondendo rápido quando é necessária uma manobra mais ligeira. Numa rodovia, tranquilidade e ótima performance, com retomadas precisas, sem a necessidade de muitas trocas de marchas. O consumo de combustível chama a atenção. Fica perto dos 7 km/l na cidade aproximando-se dos 10 km/l na estrada quando abastecido com etanol.
Graças aos 18 centímetros de altura livre do solo e bons ângulos de entrada, é um carro que se dá muito bem naquelas inconvenientes valetas espalhadas nas esquinas de nossas cidades. Dificilmente pega embaixo, mesmo quando você não diminui tanto a velocidade. Não precisa ficar entrando de lado ou malabarismos para seguir adiante.
Aliás, a JAC dá uma aula nas proporções do modelo. O T40 tem 1,57 metro de altura (nada demais), mas 1,75 m de largura, o que o coloca próximo a SUVs maiores. O resultado é que três passageiros vão muito bem no banco traseiro. O porta-malas é de gente grande: são 450 litros de capacidade cúbica.
O que o JAC T40 por R$ 56.990:
Travamento automático das portas a 15 km/h;
Aviso de cinto não acoplado (piloto e copiloto);
Freios com ABS e EBD;
BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico);
BOS – Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio);
ESP – Eletronic Stability Program (controle eletrônico de estabilidade);
TCS – Traction Control System (controle eletrônico de tração);
HSA – Hill Start Assist (assistente de partida em rampas);
TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus);
Sensor de estacionamento traseiro;
Luzes diurnas de LED;
Luzes de conversão estática – faróis seguem o movimento de esterçamento do volante em baixas velocidades para auxiliar nas manobras;
Retrovisor interno antiofuscante;
Função GSI (Indicador de troca de marchas);
Função "Follow Me Home";
Abertura interna da tampa do tanque de combustível;
Trava elétrica das 4 portas e da tampa do porta-malas;
Imobilizador;
Alarme antifurto;
Cruise control (controlador de velocidade), acionado por teclas no volante;
Piloto automático;
Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico;
Faróis com regulagem elétrica de altura do facho;
Faróis com acendimento automático em função da luminosidade (sensor crepuscular);
Volante revestido em couro;
Banco do Motorista com ajuste de altura;
Dois assentos com Isofix;
Rodas de liga leve com 16 polegadas, pneus 205/55 R16;
Direção com assistência elétrica;
Comandos de áudio no volante de direção.
Por R$ 58.990, o JAC T40 acrescenta os seguintes equipamentos:
JAC Connect Front Camera;
Câmera de ré;
Kit multimídia com tela de 8 polegadas.
Como único opcional, o JAC T40 ainda é oferecido com a pintura bicolor, que custa R$ 1.990.