Em tempos que os SUV urbanos estão em alta, nada melhor que um modelo muito bem equipado, com belo design, excelente espaço interno, com câmbio automático, um motor bem razoável e preço condizente. Em busca de um lugar ao sol, a JAC Motors, que renova seu portfolio de modelos para ingressar em 2017 com uma família de produtos competitiva e desejada, lança o T5 CVT pelo preço promocional de R$ 69.900,00.
“Ah, mas é um chinês”, podem dizer muitos, talvez até por desconhecer que o país oriental é um dos maiores produtores e mercados consumidores de carros, onde estão todas as grandes marcas, em busca de espaço e fabricando veículos de alta qualidade, prontos para enfrentar as situações mais adversas. Vencido o preconceito, chega a hora de perceber que o custo benefício pode valer a pena. “Numa comparação direta com um dos principais players do segmento, o T5 é mais equipado e custa R$ 20 mil a menos. Temos grandes expectativas de vendas com esse carro”, aposta Sergio Habib, presidente da JAC Motors.
O T5 já está no Brasil desde o início do ano, mas não emplacou porque só era oferecido com câmbio manual. O carro conta com mudanças específicas para o gosto do brasileiro, obtidas por nova calibração da TCU (TransmissionControl Unit, ou Unidade de Controle da Transmissão), visando gerar maior agilidade de resposta aos comandos do acelerador. Com uma caixa de câmbio desenvolvida pela Punch Power Train, da Bélgica, o JAC T5 CVT possui os mais modernos recursos de utilização dessa transmissão. O novo câmbio conta com três modos de uso: “D” – Drive, ou modo de condução normal, objetivando conforto e economia de combustível; “S” – Sport, ou modo esportivo, que conta com “trocas de marchas” em altas rotações, presumindo um melhor desempenho; e “Sequencial ou Manual”.
Por ser um câmbio CVT, que não possui “marchas reais”, mas uma relação continuamente variável, essa caixa da Punch oferece seis marchas virtuais, que podem ser comandadas por uma pequena alavanca no console central identificada por “+” e “-”, ou trocas ascendentes e reduções, respectivamente.
Além da transmissão automática, a novidade trazida pelo JAC T5 CVT em relação à versão tradicional com câmbio manual é o cruisecontrol, ou controlador de velocidade, também conhecido popularmente como piloto automático. Acionado por teclas no volante de direção, ele mantém a velocidade constante, tanto em subidas como descidas, poupando a necessidade de se pressionar o pedal do acelerador. É um dispositivo conhecido em carros de alto padrão, mas empregado em poucos exemplares dessa categoria.
Um de seus maiores diferenciais reside no kit multimídia, fornecido pela Foxconn, com mirror link e tela de 8 polegadas, sendo que as dimensões dessa tela não são adotadas por nenhum outro SUV desse segmento. Como ocorre na versão com câmbio manual, trata-se do item que mais irá se destacar aos olhos do consumidor, pois é totalmente intuitivo e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e SD Card e oferece a função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablets através do touchscreen da tela HD de 8 polegadas. O sistema incorpora, também, a câmera de ré que, numa tela de dimensões majestosas, facilita muitas as manobras de estacionamento.
Itens como ESP (controle eletrônico de estabilidade), TCS (controle eletrônico tração), assistente de partida em rampas (HSA), EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), BAS (assistente para frenagens de pânico), BOS (pedal “inteligente” de freio), que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente, e até luzes diurnas de LED compõem a vasta lista de equipamentos de série do T5 CVT.
Confira alguns dos outros itens:
· Ar-condicionado digital e automático;
· Vidros elétricos nas quatro portas, travamento central das portas e retrovisores com acionamento elétrico;
· Alarme antifurto;
· TPMS (TyrePressureMonitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada e acusa no painel, evitando que o motorista seja surpreendido com um pneu furado em um local de difícil substituição pelo estepe;
· Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de duas cadeirinhas infantis;
· Sensor de estacionamento;
· Abertura interna do bocal do tanque de combustível;
· Direção com assistência elétrica;
· Faróis de neblina dianteiros e traseiro;
· Computador de bordo com hodômetro parcial, consumo médio e instantâneo (km/l), autonomia, velocidade média e tempo de viagem;
· Faróis com regulagem elétrica de altura;
· Banco traseiro bipartido 60/40;
· Banco do motorista com ajuste de altura;
· Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes;
· Freios a disco nas quatro rodas;
· Rodas de liga leve aro 16 pol.
Motor
Equipado com o mesmo motor da versão com câmbio manual, isto é, uma unidade motriz de 1,5 litro, com quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão (VVT), ele rende potência máxima de 125 cv a gasolina e 127 cv com etanol, a 6.000 rpm. O torque máximo é de 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol), ambos a 4.000 rpm. Por usar o avançado sistema bicombustível JetFlex, esse motor dispensa o uso do tanquinho de gasolina para as partidas a frio.