Sem competir desde que machucou o joelho esquerdo participando do Campeonato Brasileiro, no ano passado, Jade Barbosa está de volta à ginástica. A atleta do Flamengo vai participar do Campeonato Sul-Americano, no próximo fim de semana, em Cali, na Colômbia. A competição deverá ser utilizada pela comissão técnica para definir a equipe que vai aos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no mês que vem.
Jade foi operada no fim de agosto e ficou fora do Campeonato Mundial de Nanquim, em outubro. Ela vem treinando no CT da Ginástica, no Rio, e só agora voltou a ser convocada pela seleção. Em Cali, vai competir apenas nas barras assimétricas e na trave. Fica fora no solo e no salto, os dois exercícios que exigem mais dos joelhos.
Além de Jade, a equipe feminina também vai ter Daniele Hypolito, Letícia Costa (ambas se apresentam nos quatro aparelhos), Lorenna Rocha (fica fora na trave) e Mariana Oliveira (só não faz assimétricas). As cinco devem disputar dois lugares no time que vai ao Pan, uma vez que Flávia Saraiva, Rebeca Andrade e Julie Kim Sinmon dificilmente ficam de fora da equipe de Toronto.
Entre os homens, a equipe que já está em Cali tem Ângelo Assumpção, Leonardo Souza, Péricles Silva, Petrix Barbosa e Renato Oliveira. Arthur Nory, Fellipe Arakawa e Henrique Flores, envolvidos no caso de racismo contra Ângelo Assumpção estão suspensos e não poderiam ser convocados. Diego Hypolito e Sergio Sasaki estão machucados. Caio Souza, Francisco Barreto, Lucas Bittencourt e Arthur Zanetti não foram à Colômbia, mas devem disputar o Pan, ficando uma vaga em aberto.