Velocidade e esportividade são características que sempre estiveram nas veias da Jaguar. É com esta marca que o novo F-TYPE Coupé chega ao Brasil. Completamente construído em alumínio, o modelo é o mais dinâmico e focado em performance que a Jaguar já produziu em sua história. Ele acaba de chegar ao mercado brasileiro em três versões: F-TYPE, F-TYPE S e F-TYPE R.
O topo de linha, o F-TYPE R Coupé, é equipado com o motor 5.0 V8 Supercharged, desenvolvendo 550cv e 680 Nm de torque a 3.500rpm, entregando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e 300 km/h de velocidade máxima limitada eletronicamente.
Mesmo entregando tanta potência e desempenho, o R Coupé também é extremamente eficiente, graças a diversas tecnologias incluídas, como Injeção Direta com Spray Guiado, Duplo Controle Independente Variável de Abertura de Válvulas e o Stop/Start, que desliga o motor em situações de parada do veículo, religando instantaneamente assim que necessário, economizando até 5% de combustível. Sistema esse que pode ser desligado através de um botão no painel.
O F-TYPE S Coupé e o F-TYPE Coupé são equipados com motores V6 3.0 Supercharged que entregam 380 e 340 cv e 460 e 450 Nm de torque respectivamente. Com isso o F-TYPE S Coupé e o F-TYPE Coupé fazem de 0 a 100 km/h em 4,9 e 5,3 segundos e atingem a velocidade máxima de 275 e 260 km/h, respectivamente.
O F-TYPE Coupé incorpora a visão de design do incrível Jaguar C-X16, um conceito exibido no Salão de Frankfurt em 2011. Sua postura é dramática, e é definida por três linhas marcantes, duas compartilhadas com o F-TYPE Cabrio, a forma muscular na dianteira e o arco da roda traseira. A terceira linha é o teto que o caracteriza como um Coupé, que dá ao veículo uma silhueta contínua, dando ênfase à cabine, entre os poderosos músculos traseiros.
A experiência da Jaguar em tecnologia de alumínio permitiu que a visão de design do F-TYPE Coupé fosse construída de forma leve e extremamente forte. A rigidez torcional do F-TYPE Coupé tem variações de 33,000 Nm/Graus, maior rigidez que a Jaguar já conseguiu alcançar.
A carroceria do F-TYPE Coupé é moldada a partir de uma peça única de alumínio prensado, uma das carrocerias mais extremas feitas com esse processo de prensa fria. Esse método elimina a necessidade de diversos painéis e de outras soluções cosméticas. O teto está disponível em duas formas, completamente em alumínio ou com vidro panorâmico.
O aerofólio traseiro automático está acomodado junto à linha da traseira, junto com um esguio conjunto de lanternas de LED, que emoldura a tampa do porta-malas.
Para entregar uma condução progressiva, alinhada com a potência de 550 cv o F-TYPE Coupé R, topo de linha, tem uma suspensão que trás amortecedores ativos com um acerto ainda mais esportivo e novas tecnologias dinâmicas. Isso inclui a segunda geração do Diferencial Ativo Eletrônico (EAD) e, pela primeira vez em um Jaguar, o Sistema de Vetorização de Torque.
Esses sistemas trabalham em paralelo, entregando uma resposta imediata e uma condução afinada. O sistema EAD distribui automaticamente o torque para cada roda traseira dependendo da demanda, garantindo um excelente controle do carro no limite da performance.
Já o Sistema de Vetorização de Torque, aciona o freio em escalas reduzidas para forçar as rodas de dentro da curva a manter o traçado e distribuindo mais torque nas de fora através do diferencial, aumentando a agilidade. A suspensão esportiva com amortecedores de Dinâmica Adaptativa os ajustam cerca de 500 vezes por segundo para otimizar a estabilidade, e o Modo de Dinâmica Configurável melhoram a resposta do F-TYPE R, provendo uma excitante e envolvente experiência de condução.
O F-TYPE conta com a tecnologia Dynamic-i onde através da tela touchscreen o condutor pode escolher entre acertos de suspensão, aceleração, relação de marchas, e direção além de mostrar em tempo real a força G.
O F-TYPE R e o F-TYPE S Coupé podem ser equipados com os freios de Carbono Cerâmica, que fornecem uma consistência única na freada, sem contar que esse novo sistema economiza 21 kg no peso total de peças móveis, oque melhora ainda mais a performance.
Todos os modelos F-TYPE Coupé utilizam a transmissão de oito velocidades “Quickshift” da ZF, com a relação curta da Jaguar, que otimiza as trocas de marcha focando em performance esportiva. No modo de controle manual sequencial as trocas de velocidades podem ser feitas através do seletor de marchas SportShift através de uma esportiva alavanca no console central ou em borboletas montadas atrás do volante.
A linha do F-TYPE Coupé complementa a já existente do F-TYPE Cabrio, que conta com três versões: F-TYPE, com um motor V6 gerando 340 cv, F-TYPE S, com o mesmo motor V6, desenvolvendo 380 cv e F-TYPE V8 S, com um motor oito cilindros e com 495 cv.