Economia

Jaguar Land Rover começa a construir fábrica no Rio

A Jaguar Land Rover começou, nesta terça-feira, 02, a construir sua primeira fábrica no Brasil. Com investimentos de R$ 750 milhões, segundo a empresa, o empreendimento será localizado na cidade de Itatiaia, no sul do Estado do Rio de Janeiro, a 146 quilômetros da capital carioca. Durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental, a empresa também anunciou planos para abrir seu primeiro Centro Educacional na América Latina.

A companhia será a primeira empresa britânica do ramo automotivo a construir uma fábrica no Brasil. De acordo com a Jaguar Land Rover, a nova unidade industrial terá 60 mil metros quadros e, durante a primeira fase do programa, deverá gerar cerca de 400 empregos diretos, com capacidade para produzir até 24 mil veículos por ano. O primeiro programa de recrutamento já está em andamento e está sendo realizado em parceria com a Câmara Municipal de Itatiaia.

A Jaguar Land Rover afirma que a nova fábrica vai utilizar na produção uma “série de componentes” nacionais de fornecedores locais, mas continuará importando outros componentes da rede global. Segundo a companhia, isso faz parte do “comprometimento com a indústria automotiva brasileira”. A empresa informou ainda que está investindo em serviços de assistência técnica, para auxiliar a rede de fornecedores locais e ampliar os índices de nacionalização no futuro.

Um dos carros que a marca planeja fabricar em Itatiaia será o novo Discovery Sport, com previsão de sair da linha de montagem em 2016 e com preço estimado em R$ 180 mil. A produção no Brasil faz parte do objetivo da empresa de se tornar uma fabricante internacional de automóveis. Além da fábrica no Brasil, a empresa abriu recentemente uma fábrica na China (em parceria com a Chery) e já possui uma unidade de montagem na Índia, países que são considerados pela companhia como mercados “de grande potencial de crescimento”.

Além da fábrica no Rio de Janeiro, a Jaguar Land Rover informou que está investindo em sua rede de concessionárias no Brasil. Até março do próximo ano, a empresa prevê contar com 42 lojas, em todas as regiões do País, onde está presente há mais de 20 anos. Segundo a companhia, o Brasil está entre os 10 principais mercados da marca em todo o mundo, tendo o Range Rover Evoque, Range Rover Sport e Land Rover Discovery como seus modelos mais vendidos no País.

Posso ajudar?