Poucos gêneros foram capazes de criar tendências e estilos como o faroeste. Os clássicos de John Ford ("Rastros de Ódio", de 1956 e "O Homem que Matou o Fascínora", de 1962) ou Sérgio Leone ("Era Uma Vez no Oeste", de 1968) influenciaram gerações de cineastas e fãs de cinema. Mesmo os que não são fãs, podem notar as referências ao estilo e às características do "bang bang" em filmes como "Star Wars" e "Indiana Jones" ou mesmo nos mais recentes "Os Indomáveis" (2007) e "Bravura Indômita" (2010). Pois justamente essa herança – e suas características – ganham ares de ficção científica em "Cowboys & Aliens", que estréia nos cinemas nesta semana.
Baseado nos quadrinhos de Fred Van Lente e Andrew Foley, a produção mostra, no ano de 1873, uma pequena cidade no interior do Arizona, chamada Absolution, comandada pelo rígido Coronel Dolarhyde (Harrison Ford, de "Indiana Jones"). A vida aparentemente pacata do local só é interrompida por ocasionais confrontos com indígenas. As mudanças começam quando o forasteiro Jake Lonergan (Daniel Craig, de "007 – Quantum Of Solace") aparece sem memória na vila. Sem nenhuma pista sobre seu passado, exceto por um estranho bracelete e sua capacidade anormal de luta, o homem logo é preso ao entrar na cidade com a ajuda da misteriosa Ella Swenson (Olívia Wilde, da série "House" e de "Tron – O Legado"). Até então, tudo como manda a cartilha de um filme banal de faroeste.
Os problemas começam de fato quando estranhas luzes aparecem no céu de Absolution. Tratam-se na verdade de naves espaciais prontas para destruir o local e abduzir pessoas. Somente com as armas que se espera do início do século XIX, a situação estaria ganha pelos invasores, se não fosse presença de Lonergan, que consegue derrubar um dos discos voadores com o artefato em seu pulso. Agora, cabe aos moradores da cidade unirem-se, inclusive com os indígenas e o recém-chegado para tentar resistir à dominação de outro planeta. A ajuda para a batalha pode vir também de Ella, que eventualmente demonstra saber mais sobre os aliens do que parece.
Homenagem ao velho oeste – Se o mote central de muitos filmes tradicionais de faroeste é justamente a oposição entre vaqueiros e índios ou, por outro ponto de vista, o avanço do homem branco sobre os nativos, aqui a ameaça vai além e torna-se um perigo para toda a humanidade. Nos quadrinhos, esta metáfora é inclusive a primeira cena da história. Em relação às diferenças e semelhanças com histórias tradicionais, o diretor Jon Favreau ("Homem de Ferro" 1 e 2) disse em entrevistas que sua intenção era precisamente homenagear o velho oeste tradicional, ainda que com os elementos de ficção científica da história original. Não por acaso, um dos produtores executivos do filme é o cineasta Steven Spielberg, responsável por filmes como "E.T. – O Extraterrestre" e "Guerra dos Mundos", ambos abordando a relação entre humanos e visitantes de outros planetas.
Cowboys & Aliens – EUA, 2011. Ficção Científica. Direção de Jon Favreau. Com Daniel Craig, Abigail Spencer, Buck Taylor, Matthew Taylor, Cooper Taylor, Clancy Brown, Paul Dano, Chris Browning, Adam Beach, Sam Rockwell, Ana de la Reguera, Noah Ringer, Brian Duffy, Olivia Wilde, Keith Carradine. Distribuição Paramount Pictures.