No último mês, o Corinthians perdeu Róger Guedes e Adson, para o futebol catariano e francês, respectivamente. Apesar da janela de transferências do Brasil estar fechada desde o início de agosto, os clubes do País ainda podem ter desfalques do mercado estrangeiro até a metade de setembro, quando se encerra o último período de transferências que impacta o futebol brasileiro.
A janela de transferências é o período que as ligas estabelecem para que os clubes consigam negociar jogadores sob contrato com equipes de outros países. No Brasil, ela se encerrou em 2 de agosto; desde então, os times só podem contratar atletas sem contrato ou que estejam atuando no País. Apesar disso, ainda estão sob o risco da ameaça da janela estrangeira, pois a saída de jogadores continua permitida.
Na Europa, as datas das janelas das principais ligas são semelhantes. Portugal, um dos polos para receber jovens das categorias de base do Brasil, fechará no último dia deste mês, 31 de agosto. Os outros cinco principais campeonatos – Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França – ficarão abertas por mais um dia, até 1º de setembro.
Até aqui, além de Adson, Ângelo, então no Santos, foi vendido ao Chelsea e foi outra perda do futebol brasileira nesta janela para a Europa. Mas não é só o Velho Continente que é capaz de atrair o interesse das promessas: o Oriente Médio surge como possibilidade de destino para os brasileiros. Só nesta janela, Róger Guedes e Giovani, do Palmeiras, foram vendidos para o Catar.
Catar e Arábia Saudita encerram suas janelas nos dias 18 e 20 de setembro, respectivamente. No Campeonato Saudita, quatro clubes – Al-Nassr, Al-Hilal, Al-Ahli e o Al-Ittihad – foram comprados pelo Public Investment Fund (PIF), o fundo soberano saudita e acionista majoritário do Newcastle desde 2021. Desde então, atletas como Kanté, Benzema, Mendy e Mahrez foram algumas das contratações dos clubes nesta janela. Entre os brasileiros, que já atuavam na Europa, Neymar, Fabinho e Roberto Firmino se juntaram ao projeto saudita.
Confira a data de fechamento das principais janelas de transferência:
Portugal – 31 de agosto
Espanha – 1º de setembro
Itália – 1º de setembro
Inglaterra – 1º de setembro
França – 1º de setembro
Alemanha – 1º de setembro
Holanda – 1º de setembro
Catar – 18 de setembro
Arábia Saudita – 20 de setembro