Cidades

Jardim Acácio tem poucas opções de transporte coletivo

Moradores demoram para chegar ao Centro; STT modificou as linhas após implantação do BU

A população do Jardim Acácio enfrenta dificuldades com a alteração das linhas de transporte coletivo e com a implantação do Bilhete Único. Os moradores do bairro reclamam da demora dos ônibus e da falta de opções para chegarem até o Centro.

Em razão da escassez de linhas de ônibus, a estudante Paloma Elias dos Santos, 18 anos, se sente prejudicada quando chega atrasada para as aulas do curso. "Se eu perco a lotação que vai até o Terminal Taboão, demoro muito tempo esperando outra". Além disso, a estudante ainda comenta que precisa pegar outro ônibus para ir ao Centro, o que antes, ela precisava pegar apenas um no bairro que ia direto para a região Central.

O auxiliar administrativo, Artemindo Fêlix Nogueira, 36 anos, reclama da demora da linha 391 e declara que depois da implantação do Bilhete Único, algumas linhas foram retiradas de operação, o que provocou uma mudança no caminho do trabalho. "Antes utilizava apenas dois ônibus, agora preciso pegar três e ainda tem vezes que a integração não funciona. Já fui cobrado duas vezes em menos de duas horas".

O motorista da linha 391, Robson Ribeiro Ramos, 27 anos, responsável pelo trajeto do Jardim Acácio até o Terminal Taboão, afirma que a demanda de passageiros é pequena e o percurso de um lugar a outro é feito em menos de dez minutos. "Acho que é por isso que só existem dois carros para essa linha". Ramos ainda comenta que se um carro quebrar, a cooperativa não disponibiliza veículo reserva. "Um problema de embreagem manteve o carro parado por três dias e nessa época a população do bairro só tinha um carro para ser utilizado.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, antes da implantação do Bilhete Único, o Jd. Acácio era servido por duas linhas municipais: 22 – Jd. Acácio / Jd. São Paulo e 22A – Jd. Acácio / Ponte Grande. Após a implantação do novo sistema de transporte coletivo e da troncalização das linhas na região do Taboão, estas linhas deixaram de existir, sendo substituídas pelas linhas 341 – Jd. Acácio / Centro, que opera nos horários de pico e 391 – Jd. Acácio / Taboão, do sistema alimentador. Nos horários de pico, os passageiros do Jd. Acácio continuam tendo ligação direta ao Centro. Fora desses horários, o deslocamento para o Centro é realizado através de integração na Estação de Transferência Taboão ou nas imediações da Praça 8 de Dezembro.

Posso ajudar?