Presidente da Câmara Municipal, o vereador Professor Jesus (PDT) confirmou a instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar possíveis irregularidades no descredenciamento de unidades escolares da rede municipal de ensino desde 2008. No entanto, o chefe do Legislativo evitou confirmar quando se dará o início dos trabalhos, porém, acredita que isso possa acontecer nos próximos dias.
"O juiz determinou e tem que se cumprir. Vamos conversar com o Geraldo Celestino, autor da ação, e tentar fazer as coisas da melhor maneira possível. A qualquer momento pode ser instituída", confirmou Professor Jesus sobre a instauração da CEI para investigação de irregularidades cometidas desde o ano de 2008 na contratação e descredenciamento de creches no município.
Naquela época, a vereadora Eneide Lima (PT) estava no comando da Secretaria de Educação, enquanto o delator Moacir Souza (PT) estava na condição de parlamentar. Na ocasião, Souza revelou que diversas instituições educacionais da cidade estavam encontrando dificuldades para prestarem suas contas e por isso estavam solicitando o descredenciamento. Atualmente os papéis estão invertidos em relação às suas funções.
Diante dos fatos, o mandatário do Poder Legislativo descartou qualquer possibilidade de ingressar com recurso ao Poder Judiciário para tentar coibir a sua instalação. Demonstrando querer estar isento ao caso, Jesus atribuiu o fato por entender que esta situação ocorreu durante o período em que o vereador licenciado e atual secretário de Serviços Públicos, Eduardo Soltur (PSD), esteve à frente da presidência da Câmara.
"Nós recebemos (a notificação) do Juiz (da 2ª Vara da Fazenda Pública, Rafael Tocantins Maltez) para que possamos cumprir esse inquérito, porém, estou discutindo com as autoridades da Casa (sobre a possibilidade de recurso). E como foi na legislatura passada, talvez, não haja necessidade de entrar com recurso", finalizou.