A próxima segunda-feira, 15, promete ser bastante agitada na Câmara Municipal. É nesta data que a Casa de Leis de Guarulhos irá conhecer o substituto do atual presidente, Eduardo Soltur (PSD), que irá administrar o Poder Legislativo nos próximos dois anos. A disputa está entre os novatos vereadores Professor Jesus (PDT) e Marcelo Seminaldo (PT), que buscam os votos dos outros 32 parlamentares. Para vencer, um deles precisa ter a preferência de pelo menos 18 colegas.
Como é praxe na Casa, a disputa pelo poder está bastante acirrada entre ambos. Apesar de contarem com a vitória, a cautela parece ser a melhor estratégia adotada por eles neste momento. Enquanto o petista Seminaldo, sem receio algum, apresenta suas propostas para a gestão dele, caso seja eleito, o representante do PDT prefere ficar na retaguarda sem revelar quais serão suas realizações como presidente.
Os dois fazem parte da bancada governista na Câmara. Enquanto Seminaldo é do partido do prefeito Sebastião Almeida, o PT que está no poder em Guarulhos há exatos 14 anos, Jesus se elegeu vereador em 2012 dobrando com o candidato de Oposição ao Bom Clima, o tucano Carlos Roberto.
No entanto, bastou passar a disputa eleitoral para o PDT mudar de lado e se aliar ao Executivo, ganhando inclusive uma importante Secretaria. A de Assuntos Legislativos primeiro foi ocupada pelo vereador em suplência Abdo Mazloum e atualmente está nas mãos do presidente da legenda, Armando Mattos. Ou seja, qualquer um dos dois que leve a melhor, a presidência da Câmara permanecerá alinhada com o Executivo.