Cinema

Jetta Variant – Uma discreta perua

Uma das poucas opções do segmento station wagon, modelo oferece bom desempenho

Elas eram conhecidas como peruas. Mas – por questões de estratégia e marketing – os fabricantes começaram a chamá-la de station wagon, termo americano que emprestava mais glamour aos modelos derivados dos sedãs, que faziam sucesso no Brasil tempos atrás. Hoje, caíram em desuso principalmente com o advento das minivans que ocuparam esse espaço. Na Europa, são bastante concorridas.

Para o pequeno público que ainda quer uma perua, as opções são poucas. A Volkswagen oferece duas alternativas interessantes para o padrão médio e alto. O Jetta Variant, avaliado nesta edição, e o Passat Variant. Mas quem não se lembra das velhas e boas Caravan (Opala), Belina (Corcel), Suprema (Omega), Quantum (Santana), Escort SW (Escort), Corsa Wagon, entre outras? Hoje, a Renault ainda mantém em produção o Megane Grand Tour apesar da versão sedã do modelo ter sido descontinuada após a chegada do Fluence.

Neste cenário, a Volkswagen tem no Jetta Variant um carro pra lá de interessante para quem é apaixonado por peruas, ou melhor, station wagon. A VW considera esse um público sofisticado e exigente, com posição social e econômica consolidadas. Trata-se de uma alternativa mais dinâmica aos veículos multiuso, como as minivans, mantendo sua praticidade, oferece também conforto e espaço internos equivalentes ao de muitos SUVs.

O Jetta Variant comercializado no Brasil, desde 2010, não recebeu a reestilização e nova motorização imposta ao sedã no ano passado. Nem por isso, fica atrás. Mantém um design moderno e muito atraente. É prática e ágil para o uso urbano e excelente para viajar. Chama a atenção o nível de sofisticação e segurança. O modelo avaliado durante uma semana pelo Jornal do Farol Autos estava equipado com vários opcionais oferecidos, ou seja, bem completo, o que tornou a avaliação mais agradável ainda.

O carro conta com seis airbags – incluindo proteção tipo cortina em área envidraçada lateral. Os sistemas de segurança ativa incluem freios ABS, controles eletrônicos de tração e estabilidade e bloqueio do diferencial.

Motorização 2.5 garante ótimo desempenho

O Jetta Variant fala alto nas mais diferentes condições. Equipado com o motor de cinco cilindros com 2,5 litros e 170 cv de potência, conta ainda com câmbio automático AG6, com seis velocidades e comando Tiptronic. Tudo isso possibilita agilidade nas arrancadas e retomadas de velocidade. Segundo o fabricante, o carro atinge 100 km/h em 8,9 segundos e tem velocidade máxima de 205 km/h. Durante a avaliação, respeitando os limites de velocidades impostos, sobrou motor nas mais diferentes condições.

Na estrada, destaca-se o conforto e ótima dirigibilidade. O consumo de gasolina, apontado no computador de bordo, passa dos 12 km/l. Na cidade, agrada a agilidade para manobras rápidas e precisas. Sob calor intenso e muito trânsito, com o ar condicionado acionado, marca em torno de 8 km/l. O teto panorâmico, apesar da rede protetora, com o sol a pino, deixa vazar um pouco de luminosidade em excesso, o que incomoda um pouco.

O sistema de direção Servotronic tem assistência elétrica, que se adapta à velocidade do carro. As manobras de estacionamento são facilitadas também pelos sensores de distância dianteiros e traseiros, que também representam uma proteção adicional contra arranhões e pequenos danos aos parachoques. A câmera de ré, com imagens bem definidas, facilita o trabalho ainda mais.

A suspensão traseira é independente, tipo 4-link, assegurando um excelente comportamento nas curvas. O carro conta com bloqueio eletrônico do diferencial e controles computadorizados de tração (ASR) e estabilidade (ESP), associados aos freios a disco nas quatro rodas com sistema antibloqueio (ABS).

A segurança passiva é reforçada pelos cintos dianteiros com pré-tensionador e regulagem de altura e um conjunto de seis airbags, que inclui bolsas tipo cortina que também atuam em toda a área envidraçada lateral. Os airbags dianteiros têm duplo estágio de abertura, variando com a intensidade do impacto e o do passageiro pode ser desativado.

Interior coloca carro em um nível acima

O Jetta Variant se enquadra entre as station wagon médias. Porém, o nível de acabamento e sofisticação oferecidos em seu interior, a colocam numa situação superior. Tem acabamento em couro, bancos dianteiros com regulagem de altura tanto para o motorista como para o passageiro, painel com aspecto esportivo, "Black Pyramid", simulando fibra de carbono.

O conjunto de instrumentos destaca o velocímetro e o contagiros circulares. No centro um display digital multifunções – que oferece rádio e cd-player mp3 RCD 510, com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque. O equipamento, com 10 altofalantes, possui entrada auxiliar que permite conectar equipamentos como iPod, e também aceita cartões de memória tipo SD. O volante multifuncional com três raios, em couro, é o mesmo utilizado no Passat CC.

O ar-condicionado tem comandos digitais, com duas zonas de climatização, cujas funções também são expostas na tela do sistema de som. Há ainda – como opcional – o teto solar panorâmico Skyview. Com várias possibilidades de abertura e isolamento do interior por uma cortina retrátil, ele se estende até a parte traseira do habitáculo, reforçando a luminosidade do interior.

Os bancos traseiros contam com apoio de braços central, que pode ser rebatido. Os passageiros de trás contam com porta-objetos nos encostos dos dianteiros e luzes de leitura, além de portacopos e tomada elétrica de 12V. O encosto pode ser dobrado totalmente ou em 60 ou 40%, possibilitando o aumento do o porta-malas dos 505 litros até 1.550 litros.

O Jetta Variant custa R$ 85.990,00.

Destaques do visual

  • faróis com máscara negra;
  • novo parachoques dianteiro, pintado na cor da carroceria;
  • faróis de neblina, com contornos cromados;
  • rodas de liga de 17 polegadas;
  • longas travessas sobre o teto, em preto fosco, permitindo a fixação de bagageiros ou racks;
  • nova antena estilo "shark";

Ficha técnica

  • Combustível gasolina;
  • Motor 2.480 cm³;
  • Potência 170 cavalos a 5.700 rpm;
  • Torque máximo 240 Nm / 4250 rpm;
  • Câmbio Automático, seis marchas a frente, Tiptronic;
  • Freios Assistido a vácuo, com circuito duplo, a disco ventidados;
  • Rodas Liga Leve (7Jx17);
  • Pneus 225/45R17;

Dimensões:

  • Comprimento 4.534
  • Largura 1.781
  • Altura 1.452
  • Distância entre eixos 2.574
  • Capacidades
  • Porta-malas 505
  • Tanque de combustível 55
  • Aceleração 0-100 km/h (s) 8,9
  • Velocidade máxima (km/h) 205

Posso ajudar?