Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Joachim Nagel afirmou ver "grande probabilidade" de que os juros já tenham atingido o pico na zona do euro, mas alertou contra uma precificação exagerada por relaxamento monetário. "Eu diria para todo mundo que está especulando um corte iminente dos juros: tenham cuidado, outras pessoas já especularam errado antes", advertiu, em entrevista ao portal alemão <i>T-Online</i>.
O dirigente, que preside o banco central da Alemanha (Bundesbank), reconheceu que a inflação no país caminha na "direção correta", embora defenda contínua "vigilância" na evolução dos preços. Nagel reforçou o compromisso do BCE com o retorno do índice inflacionário à meta de 2%.
O banqueiro central negou que a política fiscal alemã esteja agindo de forma contraditória à postura monetária do BCE, apesar da suspensão do dispositivo que limita a dívida pública. Segundo ele, a relação dívida/PIB deve voltar ao teto de 60%. "A Alemanha segue como uma âncora de estabilidade na zona do euro", garantiu.