O maestro João Carlos Martins, acompanhado da Filarmônica Bachiana Sesi-SP, realiza neste sábado, dia 27, às 14h, no CEU Pimentas (estrada Caminho Velho, s/nº, Pimentas), um concerto especial. A apresentação marca a parceria entre a empresa Randon e a Fundação Bachiana Filarmônica, na cidade de Guarulhos. A entrada é gratuita.
No repertório, uma pequena história da dança na música, passando por compositores como Bach, Mozart, Brahms e Tchaikovsky, até Carlos Gardel e Adoniran Barbosa. No final, o maestro João Carlos Martins interpretará ao piano Bach e Morricone. O concerto terá como convidado especial o tenor Jean William.
Com uma carreira de sucesso como pianista, com mais de mil apresentações no exterior e a gravação completa da obra de Johann Sebastian Bach, João Carlos Martins teve que abandonar o piano em 2003, após inúmeras adversidades. Mas a paixão pela música fez com que em 2004, com 63 anos de idade, iniciasse uma nova carreira: a de maestro.
Mas o trabalho do músico não parou por aí. Ele criou a Fundação Bachiana Filarmônica, que atua na área social de musicalização de crianças e jovens. A iniciativa tem sido reconhecida não só no Brasil, mas também no exterior.
Em Guarulhos, por exemplo, uma parceria entre a Fundação e as Empresas Randon, que patrocinam projetos sociais com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Roaunet), mantém o projeto "A Música Venceu", que beneficia mais de 100 estudantes de uma escola no bairro do Presidente Dutra. Eles iniciaram a vivência musical por meio da flauta doce e depois violino. Mas, o objetivo vai além de ensinar a crianças e jovens conceitos da linguagem musical, descobrir novos talentos e estimular a aptidão para a música.
Tenor – Jean William iniciou seus estudos de canto com Cristina Modé Angelloti, em Ribeirão Preto e, atualmente, cursa o último ano em graduação em canto e arte lírica sob orientação de Yuka de Almeida Prado. Já frequentou master-classes com Martha Herr (Brasil-EUA), Elena Obrastzova (Russia), Robert Bishop (EUA), Fernando Portari (Brasil), Rosana Lamosa (Brasil), John Sinjders (Holanda), Ricardo Ballestero (Brasil), Cèline Imbert e Francisco Campos Neto (Brasil) com quem frequenta aulas em São Paulo. Jean é tenor da Filarmônica Bachiana.