O tenista brasileiro João Fonseca, atual número 1 do país e 30º colocado no ranking mundial, estreou com vitória no torneio de Roland Garros neste domingo (24). O jovem de 19 anos confirmou o favoritismo e derrotou o francês Luka Pavlovic por 3 sets a 0, com parciais de 7/6, 6/4 e 6/2. A partida no saibro de Paris teve duração de 2 horas e 14 minutos.
Com o resultado, o atleta carioca quebrou um jejum de pouco mais de um mês sem vitórias no circuito profissional. Seu último triunfo havia acontecido no dia 15 de abril, pelo torneio de Munique, na Alemanha.
“Não estou feliz com meu nível hoje, mas com a forma como lutei e como fiquei focado na partida”, declarou o brasileiro ainda na quadra, logo após o encerramento do jogo.
Nervos controlados no início e domínio no placar
O confronto exigiu estabilidade emocional do brasileiro logo no primeiro set. Pavlovic, que jogava com o apoio da torcida local, conseguiu quebrar o serviço de Fonseca primeiro. No entanto, o número 1 do Brasil reagiu rápido, devolveu a quebra e levou a disputa para o tiebreak. Na etapa decisiva do set, Fonseca salvou um ponto que daria a parcial ao rival e fechou a rodada inicial.
A partir do segundo set, o tenista brasileiro impôs seu ritmo de jogo, dominou as ações na quadra e fechou os sets seguintes sem dar chances de reação ao adversário francês. Essa foi a primeira vitória de João Fonseca em uma chave principal de Grand Slam nesta temporada de 2026.
O próximo desafio do brasileiro na competição já está definido. Ele enfrentará na quarta-feira (27) o croata Dino Prizmic, de 20 anos e número 72 do mundo, em um confronto inédito no circuito. Prizmic chega embalado após conquistar vitórias importantes recentemente contra atletas do top 10 mundial, como o sérvio Novak Djokovic e o americano Ben Shelton.



