Esportes

Jogadores argentinos não serão investigados por descumprirem lei sanitária

FOTO: LUCAS FIGUEIREDO

Os quatro atletas argentinos que descumpriram a lei sanitária do país e fizeram a Anvisa ir à Arena Corinthians na tarde deste domingo, 5/9, para interromper a partida entre Brasil e Argentina, válida pelas eliminatórias, foram notificados a deixar o território nacional e não serão investigados.

Emiliano Martínez, Buendía, Cristian Romero e Giovani Lo Celso fizeram falsas declarações ao formulário de desembarque no aeroporto de Guarulhos. Eles alegaram que não estiveram na Inglaterra nas duas últimas semanas. Contudo, eles atuaram em partidas do Campeonato Inglês entre os dias 28 e 29 de agosto. Desde junho, passageiros que visitaram Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia são impedidos de entrar no Brasil, como precaução contra a disseminação da variante delta do coronavírus.

Em nota, a Anvisa afirmou que tentou estabelecer uma quarentena aos atletas na tarde do sábado, 4/9. “Desde a tarde deste sábado (4/9), a Anvisa, em reunião ocorrida com a participação de representantes da CONMEBOL, CBF e da delegação argentina recomendou a quarentena dos quatro jogadores argentinos, ante a confirmação de que os jogadores prestaram informações falsas e descumpriram, inequivocamente, a Portaria Interministerial nº 655, de 2021, a qual estabelece que viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, estão impedidos de ingressar no Brasil”, declara a agência.

A Anvisa se reuniu com CONMEBOL, CBF e AFA e, mais uma vez, determinou a quarentena dos atletas. No dia seguinte, acionou a Polícia Federal no dia seguinte com o objetivo de impedir a participação dos jogadores na partida. Os agentes foram ao hotel em Guarulhos, onde a Argentina se hospedou, porém foram barrados pela delegação. Somente após a escalação, com os nomes relacionados, tomou-se a decisão de impedir a realização do jogo.

Martínez, Buendía, Cristian Romero e Giovani Lo Celso deixaram o Brasil pelo aeroporto de Guarulhos. Apesar de ouvidos por policiais federais no pavilhão, não houve depoimento formal.

Posso ajudar?