Este ano, os brasileiros irão gastar US$ 2 bilhões em jogos online. É o que mostra a segunda etapa da pesquisa sobre o mercado de jogos online realizada pela Newzoo, empresa internacional de estudo de mercado focada na indústria de jogos, e patrocinada pela Real Games, especializada em jogos casuais, e por outras grandes empresas mundiais de jogos, mostra que, em 2011, os brasileiros irão gastar US$ 2 bilhões em jogos online.
O estudo comprova que a difusão dos jogos nas redes sociais, em dispositivos móveis e de MMO (jogadores múltiplos), somada ao incentivo dos jogos gratuitos, está acelerando o volume de gastos dos usuários brasileiros com jogos. Nesse cenário, o Brasil se transformou em um mercado estratégico para este setor, comparável, em tamanho, aos países europeus.
"Os resultados da segunda etapa da pesquisa reiteram o grande potencial do mercado brasileiro neste setor, ampliando as possibilidades de negócios para empresas e anunciantes", observa Ronaldo Bastos, diretor executivo de América Latina da Atrativa – Real Games, ao destacar que os jogos passam a ter um papel fundamental para a promoção dos produtos e das marcas.
A maior parte dos gastos previstos de US$ 2 bilhões é realizada online ou através dos telefones celulares. Os jogos no Facebook e no Orkut respondem por 11% das compras dos usuários, enquanto os sites dedicados a jogos casuais ficam com 15%, em comparação aos 16% gastos em jogos MMO, o que totaliza US$ 320 milhões. Os telefones celulares representam 9% dos gastos com jogos, o equivalente a US$ 180 milhões.
Os vídeogames e os jogos de computador para PC e Mac somam consideráveis 34% dos gastos do mercado, sendo que uma grande parte desse dinheiro vai para o comércio de segunda mão e de cópias ilegais. Hoje, três quartos dos compradores de jogos de vídeogame e computador adquirem jogos dessa maneira, totalizando US$ 48 milhões.