Cinema

“John Carter – Entre Dois Mundos” resgata personagem clássico

Filme chega aos cinemas em cópias 3D pelas mãos do diretor de "Wall-E" e "Procurando Nemo"

Curioso como no cinema algumas referências parecem invertidas. Ao assistir às grandiosas cenas de batalha de "John Carter – Entre Dois Mundos", que estreia nesta sexta-feira nos cinemas, podem vir à mente cenas de "Avatar", "Senhor dos Anéis" e "Gladiador". As histórias que deram origem ao filme, no entanto, são do estadunidense Edgar Rice Burroughs (autor também de Tarzan), e foram publicadas na primeira década do século XX. As publicações, reunidas no livro "Uma Princesa de Marte", influenciariam o que foi produzido desde então na literatura, nos quadrinhos e, claro, no cinema.

Assim como seu colega que vivia nas selvas, o herói que dá nome ao filme já apareceu em histórias e quadrinhos e outras produções cinematográficas. No filme, Taylor Kitsch (de "X-Men Origins: Wolverine") interpreta o personagem, um soldado da Guerra Civil Norte-Americana que por um motivo misterioso é transportado para o planeta Barsoom, onde é escravizado por uma raça verde e guerreira, os Thark. Uma vez no estranho planeta o soldado descobre que, por ser da Terra, possui habilidades sobre-humanas de força e luta, graças à diferença de gravidade entre os planetas. Cativo, ele conhece a princesa Dejah Thoris (Lynn Collins, que também trabalhou em "X-Men Origins" e em "Número 23"), por quem termina se apaixonando. É através dela que ele descobre que Barsoom, na verdade, é Marte. O que também chega ao conhecimento de Carter é a existência de uma segunda raça marciana, estes vermelhos, similares aos humanos e liderados por Matai Shang (Mark Strong, de "Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras"). Com a guerra entre as duas civilizações, o terráqueo termina, mesmo sendo escravo, tornando-se o líder dos Thark no combate, que envolverá os rumos do planeta.

Embora seja estreante em filmes com atores, o diretor Andrew Stanton já tem no currículo dois Oscars de Melhor Animação por "Procurando Nemo" e "Wall-E". O elenco de peso conta ainda com Willem Dafoe (de "Anticristo"), Thomas Haden Church (de "Sideways – Entre Umas e Outras"), Bryan Cranston (de "Drive") e Dominic West (de "300").

John Carter – Entre Dois Mundos (John Carter) – EUA, 2012. Aventura. Direção de Andrew Stanton. Com Taylor Kitsch, Lynn Collins, Samantha Morton, Willem Dafoe, Thomas Haden Church, Mark Strong, Ciarán Hinds, Dominic West, James Purefoy, Bryan Cranston, Polly Walker, Daryl Sabara, Arkie Reece. Distribuição Walt Disney Pictures. Classificação indicative: 12 anos.

Posso ajudar?