O Joinville se afastou da lanterna do Brasileirão na noite desta quinta-feira, ao surpreender o Cruzeiro com uma boa vitória, por 3 a 0, na Arena Joinville. A equipe da casa dominou os mineiros durante todo o jogo e foi feliz em três lances de bola parada. Com a derrota, o time visitante caiu para o 14º, com 21 pontos. Já os catarinenses chegaram aos 16, agora na 17ª colocação, ainda dentro da zona de rebaixamento.
Empurrado pela torcida, o Joinville impôs pressão sobre a equipe do Cruzeiro desde o primeiro minuto. Os catarinenses tiveram três boas chances até os 13 minutos, quando Marcelinho Paraíba balançou as redes. O quarentão, ex-São Paulo, bateu falta certeira e não deu chances para defesa de Fábio.
E foi do experiente jogador a assistência para o segundo gol do time da casa, aos 26 minutos. Da esquerda partiu o cruzamento em curva, certeiro, na cabeça do zagueiro Bruno Aguiar, que finalizou no canto. No primeiro tempo ainda teve um gol anulado dos anfitriões – Edigar Junio estava impedido.
Logo na volta do intervalo, o técnico Vanderlei Luxemburgo promoveu três alterações. O Joinville não tirou o pé do acelerador. Em 10 minutos, Fábio teve que fazer uma defesa difícil e o lateral Fabrício quase fez contra. Tamanha desorganização só podia resultar em mais um gol do time da casa. Trípodi, que veio do banco, finalizou de cabeça a cobrança de escanteio e finalizou a conta.
Joinville e Cruzeiro voltam a campo no domingo para enfrentar rivais do Rio Grande do Sul. O time mineiro vai receber o Inter no Mineirão, às 16 horas. E a equipe catarinense vai à Porto Alegre para encarar o embalado Grêmio, às 18h30.
FICHA TÉCNICA:
JOINVILLE 3 x 0 CRUZEIRO
JOINVILLE – Agenor; Mário Sérgio, Bruno Aguiar, Guti, Diego; Naldo (Luiz Mendes), Anselmo, Kadu, William Popp (Marion), Marcelinho Paraíba (Trípodi); Edigar Junio. Técnico: PC Gusmão.
CRUZEIRO – Fábio; Manoel, Paulo André, Fabrício; Willians, Henrique, Charles (Arrascaeta), Alisson, Marinho (Willian); Vinícius Araújo (Leandro Damião). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
GOLS – Marcelinho Paraíba, aos 13, Bruno Aguiar, aos 26 minutos do primeiro tempo. Trípodi, aos 26 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Kadu, Charles, Willian.
ÁRBITRO – Leandro Pedro Vuaden (RS).
RENDA – R$ 158.095,00.
PÚBLICO – 10.498 pagantes.
LOCAL – Arena Joinville, em Joinville (SC).