O espanhol Jorge Lorenzo encerrou um longo jejum neste sábado e voltou a cravar a pole em uma etapa da MotoGP. Ele foi o mais rápido do treino classificatório para a etapa de Jerez de la Frontera, largará na primeira colocação neste domingo e, de quebra, fez a volta mais rápida com uma motocicleta na história do circuito espanhol.
Lorenzo anotou o tempo de 1min37s910 e se tornou o primeiro piloto da MotoGP a completar uma volta em Jerez abaixo de 1min38s. Uma atuação triunfal, principalmente se levarmos em conta que o espanhol não larga na pole desde a etapa de San Marino de 2014, realizada em setembro do ano passado.
Para completar a festa da torcida da casa, outro espanhol sairá na segunda posição: o atual campeão Marc Márquez, que cravou o tempo de 1min38s300. O jovem de 22 anos tenta se aproximar das primeiras posições da temporada e, para isso, está pilotando na base da superação, com um dedo da mão fraturado.
Completando a primeira fila, está o italiano Andrea Iannone, que marcou 1min38s468. A segunda fila também foi dominada por espanhóis e italianos, com Pol Espargaró em quarto, Valentino Rossi, líder da temporada, em quinto, e Aleix Espargaró na sexta posição.
Os pilotos da MotoGP agora descansam para a etapa de Jerez de la Frontera, marcada para a manhã deste domingo. A largada está prevista para as 9 horas (de Brasília).