A EPG Heraldo Evans acaba de lançar a 3ª edição do Heraldo News, veículo de comunicação estudantil elaborado por alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, professores, gestores e equipe escolar. Na última semana a banca de jornais Conjunto Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, fez a distribuição gratuita da publicação para a comunidade do entorno, tiragem que chegou a 500 exemplares.
Dentre os destaques da edição está a reportagem de capa sobre ações de incentivo à leitura durante o Abril Literário, elaborada por alunos do 3º ano B sob coordenação da professora Luci Prado. “Quando eu crescer quero escrever um livro ou para um jornal. Eu já redigi três matérias aqui na escola que saíram no jornal e ainda vou escrever mais”, disse a aluna Catarina Campos Santos, animada com a publicação.
A cobertura jornalística que a equipe de repórteres mirins da EPG Heraldo Evans fez da 3ª Bienal Internacional do Livro de Guarulhos em março também mereceu destaque especial na nova edição, reportagem completa com entrevistas com visitantes, escritores e expositores das editoras.
“As meninas estão muito animadas, falam o tempo todo em casa do Heraldo News. Eu acho muito importante esse tipo de trabalho para a educação delas, porque todos os alunos trabalharam juntos, se expressaram e foram ouvidos”, disse Patrícia Dara de Oliveira Barbosa, mãe das alunas Ester, do 2º ano, e Nathaly, do 5º.
Os alunos do 5º ano da professora Nilva Novaes participaram ativamente da seção Reportagem Especial com informações sobre o combate e resultados do projeto Juntos Contra a Dengue, ação de grande interesse público. “O jornal Heraldo News e a iniciativa de divulgação e distribuição envolvendo as famílias e toda a comunidade fazem toda a diferença na formação de nossas crianças, pois as tornam protagonistas do trabalho que realizariam anonimamente se não houvesse a publicação. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe”, comemorou a educadora.
Com a publicação em mãos ou com a versão digital disponível no endereço https://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/2024-06/heraldo_news_3_edicao_compressed.pdf, os leitores também poderão escanear um QR Code e ouvir a música A Dengue, composição dos alunos do 2º ano B, que sob coordenação da professora Karina Lima estudaram o gênero canção, fizeram pesquisas sobre a dengue, análises e brincadeiras de karaokê.
“Para fazer a música da dengue primeiro a gente pesquisou no computador o ciclo de vida do mosquito, o fato de não poder deixar a água parada e outras coisas. Essa parte foi fácil, mas o difícil foi fazer rima”, explicou Gustavo de Melo Fernandes, orgulhoso ao ouvir a música que ajudou a compor.
De acordo com Antônia Acosta, a Toninha, diretora da EPG Heraldo Evans, a participação da turma que produziu a canção foi uma experiência enriquecedora para crianças e adultos. “A atividade beneficiou a alfabetização e as aprendizagens dos alunos, estimulando a criatividade, a expressão, a leitura, a escrita, o trabalho em equipe e a comunicação”, disse a gestora.
Para Toninha, a experiência significativa de elaboração do jornal em todas as suas fases e o estudo dos gêneros para a produção textual, a edição, a publicação e a distribuição vão muito além do desenvolvimento de habilidades linguísticas, sociais e emocionais dos alunos ao promover uma atividade memorável que, certamente, deixará marcas positivas no percurso educacional das turmas.