Variedades

Jornalista guarulhense lança livro sobre experiências em presídios

Apurado em presídios de São Paulo e do Rio Grande do Sul, o livro-reportagem O peso do jumbo traz histórias da jornalista Karla Maria de dentro e fora do cárcere.

A obra publicada pela PAULUS Editora revela a humanidade e a falta dela no sistema que aprisiona seres humanos sem expectativa de ressocialização e de combate ao crime. Ao longo das páginas deste livro, a jornalista mostra como é viver atrás das grades ou refém delas, em lugares onde se articulam o tráfico e o crime organizado.

De acordo com Karla Maria, a produção do livro demorou cerca de dois anos, entre apuração, visita aos presídios, entrevistas e processo de escrita da obra. “O objetivo de O peso do jumbo é fazer com que as pessoas tenham um pouco mais de compreensão do que é o sistema carcerário brasileiro e sua complexidade, que envolve não só as vítimas ou o criminoso, mas agentes penitenciários, policiais, juízes e familiares de pessoas presas”, afirma.

O livro-reportagem apresenta a realidade dos presidiários no Brasil e a de todos que convivem com essas pessoas antes, durante ou depois do cumprimento da pena. “Por meio do livro, espero que as pessoas entendam a dificuldade de aprisionar pessoas sem possibilitar que elas se ressocializem, oferecendo mão de obra para o crime organizado; é preciso combater a falácia de que a segurança pública tem uma solução fácil”, aponta.

Entre os presídios visitados pela jornalista está o Presídio Central de Porto Alegre (RS), que já foi considerado um dos piores da América Latina. Para a elaboração da obra, Karla Maria contou com o apoio da Secretária de Assistência Penitenciaria, voluntários, juízes e agentes da Pastoral Carcerária, entidade ligada à Igreja Católica.

Posso ajudar?