Em evento realizado nesta quinta-feira, em São Paulo, a Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), que reúne jornalistas especializados em carros de todo o Brasil, incluindo Ernesto Zanon, de Guarulhos, escolheu os melhores veículos do ano em diferentes categorias. O Renault Kardian faturou o principal prêmio, sendo o escolhido como o Carro Abiauto do Ano, além de ser vencedor na categoria Melhor Nacional acima de 16 mkgf.
A Ford faturou dois prêmios com a F-150 (melhor picape grande) e Mustang (esportivo), mesmo número de prêmios obtidos pela Honda, com o CR-V (melhor SUV importado) e City (melhor nacional de 13 a 16 mkgf).
Destaque ainda para a BYD que levou o prêmio de melhor híbrido com o King e o de Executivo do Ano, obtido por Alexandre Baldy, vice-presidente da empresa. Já a Stellantis levou três títulos, um com cada marca. O Peugeot 208 foi o melhor nacional até 13 mkgf, o Citroen C3 You levou o prêmio de melhor nacional acima de 16 mkfg, enquanto a RAM Rampage faturou como melhor picape pequena/média.
Comandada pelo presidente da Abiauto, Antonio Fraga, a 26ª edição do Prêmio Abiauto foi realizada no Espaço Prop Car Racing, de uma das equipes mais emblemáticas do automobilismo brasileiro. O proprietário do local, o piloto, chefe de equipe e preparador Darcio dos Santos, foi campeão brasileiro de Fórmula 2 em 1981 e é tio do piloto Rubens Barrichello.
Confira os vencedores em cada categoria:
- Melhor Nacional até 13 mkgf – Peugeot 208
- Melhor Nacional de 13 a 16 mkgf – Honda City
- Melhor Nacional acima de 16 mkgf – Citroën C3 You
- Melhor SUV Nacional – Renault Kardian
- Melhor SUV Importado – Honda CR-V
- Melhor Picape pequena/média – RAM Rampage
- Melhor Picape grande – Ford F 150
- Melhor Híbrido – BYD King
- Melhor Elétrico – Kia EV5
- Melhor Esportivo – Ford Mustang
- Executivo do Ano – prêmio “Rosemilton Silva” – Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD
- Moto Abiauto – prêmio Josias Silveira – Royal Enfield Super Meteor 650