Quem compareceu na manhã de terça-feira (17) no Salão do Livro pode acompanhar a palestra do jornalista e escritor José Augusto Pinheiro. Membro da Academia Guarulhense de Letras desde 2003, José Augusto trouxe o tema “Seja você a parte
gentil” para uma conversa descontraída com os participantes, no Espaço dos Escritores Guarulhenses.
José Augusto destacou em vários momentos que ser gentil é algo que exige um exercício constante de reflexão sobre nossos atos e destacou que devemos primeiramente exercitar a gentileza dentro de casa, com as pessoas mais próximas, para depois transmitir aos outros na rua, no trabalho etc.
“Pode parecer bobagem, mas o simples exercício de dar ‘bom dia’ às pessoas pode ser mais difícil do que parece, pois não é falar somente, é usar o coração, ser simpático e sincero, mesmo que a recíproca não acontece”, destacou Augusto.
Para ser uma pessoa gentil, José Augusto destacou dois passos iniciais: o primeiro a ser exercitado e praticado é a gratidão. “A gratidão é a mãe de todas as virtudes; nós devemos ser gratos por tudo”. O segundo é saber perdoar, pois “perdoar é livrar-se de um fardo que não é seu. Este passo, aliado à gratidão, são essenciais para que você consiga ser uma pessoa gentil”.
“Vocês devem lembrar que: assim como você pensa, você sente; seus sentimentos geram suas palavras; suas palavras geram seus atos; seus atos formam seus hábitos; seus hábitos formam seu caráter e seu caráter define seu destino; então, tudo começa com um pensamento”, destacou José Augusto aos participantes. José Augusto Pinheiro finalizou sua participação agradecendo aos participantes e lembrando que “gentileza gera gentileza”.
Além de José Augusto, muitos escritores guarulhenses participarão do 5º Salão do Livro.A programação completa está disponível no site do evento (http://salaodolivro.guarulhos.sp.gob.br)
Serviço
5º Salão do Livro de Guarulhos – Cidade Amiga da Leitura
De 16 a 25 de maio, no Adamastor Centro (Av. Monteiro Lobato,734. Macedo – Guarulhos); segunda a sexta, das 8 às 22h;
sábados e domingos, das 10 às 22h. Entrada Gratuita.