Primeiro longa-metragem dirigido por José Wilker. O personagem, criado pelo escritor Aguinaldo Silva, sai das páginas impressas e da tela da TV para ganhar a tela grande do cinema. Improtta surgiu como um bicheiro nos anos 70, no livro O Homem que Comprou o Rio. Em 2005 reapareceu em outro livro do autor, Prendam Giovanni Improtta. Mas foi na novela Senhora do Destino, exibida em 2004 na TV Globo, que fez sua aparição mais famosa e até hoje lembrada, com Wilker interpretando o personagem, já transformado num empresário estabelecido no ramo da construção civil.
Assim, o filme conta a história de um contraventor que deseja ascender socialmente e se legalizar. Seu desejo em se tornar celebridade, acaba lhe botando em enrascadas com a policia, o jogo do bicho e com sua família. Acaba traído, na mira da mídia e da polícia, sob uma injusta acusação de assassinato, difícil de ser resolvida por vias legais. Participações especiais de Milton Gonçalves, Othon Bastos, Hugo Carvana, Guida Vianna, Paulo Goulart e Jô Soares, entre outros.
Giovanni Improtta – Brasil, 2013. Com José Wilker, Andrea Beltrão, Thelmo Fernandes, André Mattos, Gillray Coutinho, Julia Gorman, Yago Machado, Norival Rizzo, Roney Villela. 99 minutos. Distribuição Sony Pictures.