Variedades

Jovem guarulhense consegue espaço em rádio comunitária na África do Sul

As Noites Autorais são realizadas as segundas-feiras na região central da cidade e oferece espaço para que pessoas da cidade e região possam apresentar suas expressões artísticas, que pode ser música, Poesia, Teatro, Artes Plásticas e cinema. Em uma dessas noites Guarulhos conheceu a jovem cantora e compositora Letícia de Souza Rodrigues, de 21 anos.  
 
“Eu sou pequena no tamanho, mas até que me sinto grande, sou meio tímida, mas me solto quando preciso. Sou criativa, adoro compor, escrever, cantar, tocar violão, desenhar; ou apenas pensar, imaginar, sonhar. Sou negra, guarulhense, mulher, e muito orgulhosa por ser assim” se descreve Letícia.
 
A jovem é auxiliar de loja e conta que desde pequena já sabia que gostava de música, mas sua timidez a impedia de mostrar o que fazer para quem a cercava “eu cantava escondida no banheiro, no quarto ou dentro de casa apenas, mas a família sempre incentivava, dizendo que eu deveria ir pra esses programas de calouros, mas eu nunca achava que era boa o suficiente para isso” contou.
 
Um dia o padrasto de Letícia chegou em casa com um violão velhos, de nylon e a jovem pensou “porque não?” . Através do Youtube aprendeu seus primeiros acordes e compôs sua primeira música “eu tocava em reuniões de família e sempre recebia incentivo, mas não passava disso” contou.
 
Em uma festa de família Osmar Souza, poeta, primo de Letícia que conhecia as Noites Autorais a incentivou a participar. Com medo de “pagar mico” a jovem demorou para aceitar o convite, mas tomou coragem e se aventurou. Nesta época Letícia estava grávida de quatro meses “desde então minha vida mudou completamente para melhor” contou.
 
Como ídolos, Letícia coloca a mãe em primeiro lugar “musicalmente falando, é Impossível determinar um só como ídolo. Vários artistas me influenciaram ao longo da minha vida, cresci ouvindo rock por influência da minha mãe, mas também ouvi muito samba por influência do meu pai” lembrou-se.
 
Letícia conta que atualmente está prestigiando artistas guarulhenses “aqui na cidade temos artistas excelentes, são eles que me dão incentivo a criar, pois, se aqui tem tanta gente talentosa, e eu sei fazer algo bom também, por que não fazer parte disso também?” explicou.
 
O reconhecimento
 
Em agosto de 2012 Letícia publicou um vídeo em sua página no Youtube com a música African Queen, do cantor nigeriano 2face Ibidia, após três anos o vídeo foi encontrado pela locutora, Clesia Mendes, da rádio comunitária Calon FM, da África do Sul, que se interessou pelo trabalho da artista e pediu a autorização para que a música tocasse em sua programação.
 
 Letícia programa novos projetos e uma regravação da música African Queen. “As Noites Autorias representam o começo de tudo, até então eu só cantava e tocava em reuniões de família. Lá tem sido como uma escola pra mim, em que os próprios artistas são os professores, o público mostra respeito, carinho, é um ambiente maravilhoso e democrático” explicou.
 
 Hoje Artur o filho de Letícia tem um ano “no começo eu pensei que não fosse conseguir ser mãe e cantora, mas para tudo na vida da-se um jeito. Hoje ele já não está mais tão dependente de mim, da pra eu voltar a me concentrar na música. E sempre que eu puder, vou mantê-lo comigo, pra ele conhecer o mundo da música e, quem sabe um dia, fazer parte de tudo isso também, afinal, quando ele estava na minha barriga a música já estava presente em sua vida” encerrou.  
 
Serviço
Noites Autorais
Padre Celestino Bar
Rua Padre Celestino, 65 – Centro
Mais informações: http://ccsankofa.wordpress.com/
 

Posso ajudar?