Os guarulhenses da equipe “InfoHack” foram os vencedores da 1ª Maratona de Programação de Compras Públicas da Secretaria Estadual da Fazenda, que chegou ao fim neste domingo, 6/05. O projeto dos jovens foi o “InfoPreços – BEC”, uma solução direcionada às prefeituras, para auxiliar na compra de produtos pelo menor preço, por meio de pesquisas de dados quantitativos entre fornecedores e os valores praticados em outros estados.
Foi a estreia dos guarulhenses em hackathons. Com a vitória, eles levaram para casa dois ultrabooks modelo Dell Latitude 7480, Intel Core i7, 16 GB RAM, SSD 500 GB, Windows 10 e um tablet Sansung Galaxy Tab S3 preto com 9.7 4G, Android 7.0, Processador Quad Core e 32 GB.
“O que mais motivou a nossa participação foi a temática. Não só pela questão dos gastos públicos afetarem a sociedade, mas também porque a gente já tinha uma identificação com esse tema através de trabalhos realizados”, afirmou Bruno Watanabe Felício, um dos cinco integrantes da equipe InfoHack.
O secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Fazenda, Rogério Ceron agradeceu a presença de todos os participantes e reforçou que a Maratona de Programação de compras públicas é uma importante iniciativa para aproximar a sociedade dos serviços oferecidos pela Pasta. “O evento foi um grande sucesso. As equipes desenvolveram diferentes soluções, com olhares diferentes para os desafios que colocamos”, disse Ceron.
Foram 10 equipes e o desafio delas era desenvolver, com a base de dados da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC/SP), soluções que possam aperfeiçoar o ciclo de suprimentos e informar a sociedade sobre o que e como o Estado compra, e o nível de eficiência em relação aos preços praticados no mercado. Os 10 projetos foram avaliados por uma banca formada por profissionais de tecnologia e representantes da Fazenda que escolheram as quatro melhores propostas a partir de critérios como impacto, coerência, viabilidade, inovação e originalidade.
Durante o evento, a consultora de inovação e tecnologia do Sebrae-SP, Roberta Sodre, conversou com as equipes em busca de novos talentos para desenvolver o modelo de negócio proposto por meio do Sebrae Startup SP. “Através de eventos como este podemos entender a maturidade do negócio e em cima disso fazer a opção pelo melhor programa que o Sebrae possa disponibilizar”, destacou. O programa dará visibilidade para os empreendedores desenvolverem o seu negócio e ampliar o networking com empresários e investidores interessados em fomentar novas soluções no mercado.
O segundo lugar ficou com a equipe 300BEC, que desenvolveu o BEC Forn, uma solução tecnológica de apoio aos fornecedores com informações sintetizadas sobre a ordem de compra, facilitando a busca do pequeno empreendedor por negócios específicos para sua área, e métricas que podem auxiliar a equipe da BEC/SP a encontrar informações para deficiências anteriormente não mapeadas.
O terceiro projeto melhor avaliado ficou com Os Devinhos, e o aplicativo LiciTaê, direcionado aos fornecedores. E o “Quanto Custa?” encerrou a lista de premiados, levando a equipe que leva o mesmo nome do projeto para quarta colocação.