Economia

Jovens guarulhenses vencem Maratona de Programação de Compras Públicas

Os guarulhenses da equipe “InfoHack” foram os vencedores da 1ª Maratona de Programação de Compras Públicas da Secretaria Estadual da Fazenda, que chegou ao fim neste domingo, 6/05. O projeto dos jovens foi o “InfoPreços – BEC”, uma solução direcionada às prefeituras, para auxiliar na compra de produtos pelo menor preço, por meio de pesquisas de dados quantitativos entre fornecedores e os valores praticados em outros estados.
 
Foi a estreia dos guarulhenses em hackathons. Com a vitória, eles levaram para casa dois ultrabooks modelo Dell Latitude 7480, Intel Core i7, 16 GB RAM, SSD 500 GB, Windows 10 e um tablet Sansung Galaxy Tab S3 preto com 9.7 4G, Android 7.0, Processador Quad Core e 32 GB.
 
“O que mais motivou a nossa participação foi a temática. Não só pela questão dos gastos públicos afetarem a sociedade, mas também porque a gente já tinha uma identificação com esse tema através de trabalhos realizados”, afirmou Bruno Watanabe Felício, um dos cinco integrantes da equipe InfoHack.
 
O secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Fazenda, Rogério Ceron agradeceu a presença de todos os participantes e reforçou que a Maratona de Programação de compras públicas é uma importante iniciativa para aproximar a sociedade dos serviços oferecidos pela Pasta. “O evento foi um grande sucesso. As equipes desenvolveram diferentes soluções, com olhares diferentes para os desafios que colocamos”, disse Ceron.
 
Foram 10 equipes e o desafio delas era desenvolver, com a base de dados da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC/SP), soluções que possam aperfeiçoar o ciclo de suprimentos e informar a sociedade sobre o que e como o Estado compra, e o nível de eficiência em relação aos preços praticados no mercado. Os 10 projetos foram avaliados por uma banca formada por profissionais de tecnologia e representantes da Fazenda que escolheram as quatro melhores propostas a partir de critérios como impacto, coerência, viabilidade, inovação e originalidade.
 
Durante o evento, a consultora de inovação e tecnologia do Sebrae-SP, Roberta Sodre, conversou com as equipes em busca de novos talentos para desenvolver o modelo de negócio proposto por meio do Sebrae Startup SP. “Através de eventos como este podemos entender a maturidade do negócio e em cima disso fazer a opção pelo melhor programa que o Sebrae possa disponibilizar”, destacou. O programa dará visibilidade para os empreendedores desenvolverem o seu negócio e ampliar o networking com empresários e investidores interessados em fomentar novas soluções no mercado.
 
O segundo lugar ficou com a equipe 300BEC, que desenvolveu o BEC Forn, uma solução tecnológica de apoio aos fornecedores com informações sintetizadas sobre a ordem de compra, facilitando a busca do pequeno empreendedor por negócios específicos para sua área, e métricas que podem auxiliar a equipe da BEC/SP a encontrar informações para deficiências anteriormente não mapeadas.
 
O terceiro projeto melhor avaliado ficou com Os Devinhos, e o aplicativo LiciTaê, direcionado aos fornecedores. E o “Quanto Custa?” encerrou a lista de premiados, levando a equipe que leva o mesmo nome do projeto para quarta colocação.
 

Posso ajudar?