Cidades

Jovens participam de qualificação profissional oferecida por companhia aérea

Foram inaugurados na tarde desta segunda-feira, 5/03, na escola Natasha Franco Vieira, no Cocaia, os cursos técnicos regulares de panificação e confeitaria para 30 adolescentes que vivem em situação de alta vulnerabilidade na cidade. As aulas fazem parte do projeto social “Expandindo Horizontes” da companhia aérea Lufthansa, financiado pela Help Alliance.
 
Centenas de jovens se inscreveram para participar do curso técnico gratuito e realizaram duas etapas de provas de aptidão. As aulas aconteceram nas dependências da escola Natasha, que garante a infraestrutura e o apoio pedagógico. Os estudantes terão aulas de segunda a sexta, na parte da tarde, e o programa inclui aulas teóricas de administração, legislação, comunicação, empreendedorismo, nutrição e outros, além de aulas práticas em uma cozinha industrial para que aprendam sobre higiene, segurança do trabalho, manuseio de equipamentos, leitura de receitas e preparo de alimentos. Esta cozinha será um dos legados de longo-prazo deixados pelo projeto após a formação da primeira turma de alunos. Ao todo são 400 horas/aula, fazendo com que o programa se estenda por cinco meses. 
 
A ação também abrange a dimensão de voluntariado corporativo: funcionários do Grupo Lufthansa serão treinados para atuar como mentores dos alunos em formação durante todo o curso e os meses subsequentes, auxiliando na inserção de cada um deles no mercado de trabalho.
 
Os 10 melhores alunos terão a oportunidade de iniciar a carreira na LSG SkyChefs, empresa de catering do Grupo Lufthansa que emprega mais de 1.800 trabalhadores em Guarulhos e é responsável pelo preparo de refeições a bordo para centenas de voos diariamente. 
 
O aluno com a melhor performance e o respectivo mentor ganharão uma viagem para conhecer a unidade da empresa em Frankfurt, na Alemanha. A formatura da primeira turma está prevista para setembro deste ano.
 
O secretário de Desenvolvimento Cientifico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Barros, disse durante a apresentação da nova sala que entrou em contato com a GRU Airport e o Sindicato de Alimentação, que devem apresentar os vinte alunos que não serão absorvidos pela LSG SkyChefs, a outras empresas dentro do Aeroporto Internacional de Guarulhos e empresas do ramo na cidade.
 
A Escola Natasha Franco Vieira, localizada na Avenida Faria Lima, oferece cursos na área da saúde, informática e tecnologia e, agora, participa do projeto “Expandindo Horizontes”.
 

Posso ajudar?